A entrada da União Africana no G20 e seus impactos no sistema internacional

Autores/as

  • Anselmo Otavio Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)
  • Natalia Fingermann Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)

Palabras clave:

Potências tradicionais e emergentes, renascimento africano, União Africana (UA), G20

Resumen

O colapso da ordem internacional de Bretton Woods converge com a ascensão das potências emergentes. Nesse contexto, há o reposicionamento do continente africano, que busca maior autonomia para se estabelecer como um novo player nessa arquitetura internacional. É diante de tais aspirações que se propõe analisar a entrada da União Africana (UA) no G20. Para tal finalidade, além da adoção de uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo e do uso de fontes secundárias, este artigo possui três objetivos específicos: compreender a relação entre as potências tradicionais, emergentes e o Renascimento Africano; discorrer sobre a importância da African Continental Free Trade Area(AfCFTA) em equilibrar preceitos defendidos pelas potências tradicionais e emergentes; e, por fim, destacar os principais desafios que a UA poderá encontrar dentro do G20.

 

Biografía del autor/a

  • Anselmo Otavio, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)
    Professor Adjunto de Relações Internacionais da África e do Oriente Médio na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp). Vice-coordenador do Projeto GEOS: Geopolítica, Geoeconomia e Geocultura na EPPEN. Membro do Grupo de Reflexão G20 no Brasil do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB)
  • Natalia Fingermann, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)
    Professora de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). Membro do Grupo de Reflexão G20 no Brasil do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB)

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Otavio, A., & Fingermann, N. (2024). A entrada da União Africana no G20 e seus impactos no sistema internacional. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(5), 1-17. https://revistageo.com.br/revista/article/view/557