DESCOLONIZANDO O ENSINO DE ARQUITETURA: PERSPECTIVAS DO SUL GLOBAL

Autores

  • Fernanda Brito Bandeira
  • Paulo Sergio Scarazzato

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-005

Palavras-chave:

Pedagogias Inclusivas, Epistemologias Alternativas, Justiça Climática e Espacial

Resumo

The Routledge Companion to Architectural Pedagogies of the Global South”, livro editado por Harriss, Salama e Lara (2022), compila 34 capítulos em quatro seções, desafiando cânones arquitetônicos do Norte Global. Essa resenha crítica analisa o escrito que recentraliza pedagogias do Sul Global, promove vozes marginalizadas e temas como pós-colonialismo, justiça espacial e apartheid climático. A Seção 1 explora ferramentas teóricas para engajamento Sul-Sul/Norte-Sul; a Seção 2 questiona currículos importados, propondo cocriação comunitária; a Seção 3 destaca o caráter político da pedagogia; e a Seção 4 foca em hermenêuticas híbridas. Apesar da representatividade (52% mulheres, 28% negros/pardos) e variedade de perspectivas, ser publicado em inglês limita o acesso. A obra é essencial para descolonizar currículos e ressoar debates nas universidades. Recomenda-se para reformas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

HARRISS, Harriet; SALAMA, Ashraf M.; LARA, Ane Gonzalez (Ed.). The Routledge Companion to Architectural Pedagogies of the Global South. Taylor & Francis, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781003018841.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Bandeira, F. B., & Scarazzato, P. S. (2025). DESCOLONIZANDO O ENSINO DE ARQUITETURA: PERSPECTIVAS DO SUL GLOBAL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 16(4), e638. https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-005