O MULTICULTURALISMO COMO COR(AÇÃO) PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-010Palavras-chave:
Multiculturalismo, Interculturalidade, Crianças, EducaçãoResumo
O presente artigo apresenta três perspectivas que o multiculturalismo abriga: multiculturalismo assimilacionista, multiculturalismo diferencialista e multiculturalismo interativo (interculturalidade). Nesse sentido, a abordagem multiculturalista emerge como mecanismo dotado de características que possibilitariam a valorização das diferenças e da diversidade na produção de identidades de grupos subalternizados e estigmatizados socialmente. O multiculturalismo desempenharia, dessa forma, um papel importante na compreensão e no fortalecimento das lutas travadas por grupos historicamente marginalizados. Dentro dessa população excluída, o presente artigo se debruça sobre a situação envolvendo as crianças brasileiras, especialmente as negras, indígenas, órfãs e expostas (abandonadas), identificando diferentes desafios e abusos aos quais elas foram submetidas no período colonial, Brasil Império e fase republicana. Por último, este trabalho mira amplificar as palavras que oferecem um novo entendimento à educação, com a potencialização das singularidades das crianças e o alerta para um novo modo de enxergar a natureza, os espaços físicos e as experiências, substituindo concorrência por solidariedade e criticando o processo de modelagem de que crianças são vítimas na infância.
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