LOUSAS DIGITAIS DO PASSADO À ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Helen Cristina Minardi Baumgratz

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-070

Palavras-chave:

Lousa Digital, Interatividade, Inteligência Artificial

Resumo

Este estudo aborda a utilização da lousa digital como ferramenta de apoio pedagógico. A lousa digital proporciona conteúdo visualmente atrativo e interativo que ajuda a manter o interesse dos alunos, mobilizando diferentes canais de percepção, tais como visual, auditivo e cinestésico. Ressalta-se o papel do docente na integração desta ferramenta tecnológica ao ambiente escolar, adaptando-a às necessidades dos alunos e observando princípios técnicos e didáticos. A pesquisa destaca a transformação introduzida pela inteligência artificial e aprendizado de máquina, esboçando um panorama educacional futuro mais interativo, personalizado e condizente com os desafios do século XXI. O estudo é bibliográfico e exploratório, buscando novas perspectivas para investigações subsequentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU, Cristiano Judá Melo Coutinho de. A evolução dos suportes de registro do conhecimento. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/24555/CRISTIANO_J.%20M.%20C.%20DE%20ABREU%20%282017%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 out. de 2023.

CAIRA, Raffaella. O italiano falado em Curitiba por um grupo de falantes nativos que vive no Brasil há cerca de cinquenta anos. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-25112009-100953/pt-br.php>. Acesso em: 23 set. 2023.

CHAGAS, Alexandre Meneses; LINHARES, Ronaldo Nunes. RIBEIRO; Kaliane Andrade. As revoluções na leitura: do livro de Gutenberg aos textos digitais. Anais do 3 Simpósio de Educação e Comunicação, Edição Internacional, 2012. Disponível em: < http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-461- 476.pdf>. Acesso em: 04 out. 2023.

DIAS, Cláudia Augusto. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, v. 28, n. 3, p. 267-275, 1999.

DOMINGUES, Joelza Ester. Lousa e giz: você aproveita bem essa tecnologia. Ensinar História. In: Blog Ensinar História. Disponível em: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/lousa-e-giz-voce-aproveita-bem-essa-tecnologia/>. Acesso em 26 set. 2023.

FAGUNDES, Luciana Porto. O uso da lousa digital interativa em uma pratica pedagogica. Orientação de Sergio Ferreira do Amaral. Campinas, SP: [s.n.], 2008. 24 f. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608572. Acesso em: 11 nov. 2023.

FARTO, Taigor do VALE; Maciel, Kaique e LIMA, Wendel de. A história das pinturas rupestres. In: Blog A História da Educação. Disponível em: https://ahistoriadacomunicacao.wordpress.com/category/pinturas-rupestres/. Acesso em: 30 set. 2023.

FILATRO, Andrea Cristina. Como preparar conteúdos para EAD. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. v. 1. 192 p.

KATZENSTEIN, Ursula Ephraim. A origem do livro: da idade da pedra ao advento da impressão tipográfica no ocidente. São Paulo: Hucitec, 1986. 455 p.

LABARRE, Albert. História do livro. São Paulo: Cultrix, 1981. 105 p.

LEMOS, André, Anjos Interativos e Retribalização do Mundo. Sobre Interatividade e Interfaces Digitais, Tendências XXI, Lisboa, 1997. [On-line] Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interac.html. Acesso em 11 out. de 2023.

LIMA, Ilane Coutinho Duarte; AZEREDO, Rosany. A Evolução do Livro Escrito, SAPIENTIA-CESAT-PIO XII-UNICES, 2006. Disponível em: http://faculdade.pioxii-es.com.br/anexos/Sapientia05/RC_N5_Unices_artigo_1.pdf. Acesso em: 03 out. de 2023.

LOYOLA, Lucio Cesar. Interação e Interatividade nas Novas Tecnologias de Comunicação e da Informação. Destarte, v. 2, p. 60 - 78, 2012. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/article/view/645/574. Acesso em: 14 set. 2023.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 360 p.

MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Orgs.). Janelas do Ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001.

GREENHALF, Keith. The History of the Classroom Blackboard. Concordia Online Education. In: ETEC540: Text Techologies, 2015. Disponível em: http://education.cuportland.edu/blog/reference-material/the-history-of-theclassroom-blackboard/ . Acesso em: 19 set. 2023

GÓMEZ, Gullermo Orozco. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Comunicação & Educação, n. 23, p. 57-70, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37017. Acesso em: 26 set. 2023.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. Informática na educação: teoria & prática. Vol. 2, n. 2 (out. 1999), p. 65-80, 1999.

REBELO, Mauro; BARRETO, Cristine (Org.). Estratégias de ensino voltadas para a aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 1. 162 p.

SLAVIN, Robert E. Cooperative learning and achievement: Theory and research. Handbook of Psychology. Second Edition, Hoboken, NJ: Wiley, p. 199-212, 2012. v. 7.

SILVA, Patrícia Cristina da. A Língua Italiana: Uma Trajetória De Mudanças E Desafios. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/20096

TEIXEIRA, Maria Betânia d’Heni et al. O Papel: uma breve revisão histórica, descrição da tecnologia industrial de produção e experimentos para obtenção de folhas artesanais. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1364-1380, 2017.

VITTADINI, Nicoletta. Comunicar con los Nuevos Media. In: BETTETINI, Gianfranco; COLOMBO, Fausto. Las Nuevas Tecnologías de la Comunicación. Barcelona: Paidós, 1995.

VOLKER, Paulo. Educação da Ausência. Revista Bis, Ed. 55, v. 11, n. 1, p. 34-35, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 202

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Baumgratz, H. C. M. (2025). LOUSAS DIGITAIS DO PASSADO À ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista De Geopolítica, 16(4), e703 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-070