A INTERTEXTUALIDADE LITERÁRIA, ANÁLISE INTERPRETATIVA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA ENCONTRADA NAS MÚSICAS DE MARIA BETHÂNIA

Autores

  • Waldemberg Araújo Bessa
  • Erika Vanessa Melo Barroso
  • Jardinara Santos Silva
  • Milena Lima Moreira
  • Pâmara da Silva Rolim
  • Lina Mara Vieira Borges
  • Rita de Cassia da Costa Pereira e Silva
  • Wanderson Viveiros Lima
  • Ana Vitória Nascimento de Paula
  • Sabrina Campos Moura
  • Everlly Karollynne da Costa Sousa
  • Francisco George Sousa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-094

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Literatura, Interpretação de Maria Bethânia, Religiosidade de Matriz Africana, Palavra Cantada

Resumo

As interpretações de Maria Bethânia dentro da literatura afro-brasileira é um território fértil para a análise intertextual entre literatura, música e religião. Sua carreira é marcada por uma sensibilidade estética que intersecciona o sagrado, o poético e o popular em performances que são, ao mesmo tempo, palavra cantada, declamações, rituais e canções. A pesquisa mostra temas relacionados que podem ser explorados analiticamente em forma de interação literária. O texto apresenta uma síntese da biografia da cantora. Aprenderemos como ela obteve seu conhecimento literário e como ela desenvolveu sua fé sincrética. As avaliações das músicas escolhidas e interpretadas por Bethânia nos permitirão entender um pouco mais sobre a história dos santos católicos Santa Bárbara, Santo Antônio, São João Batista, São Jorge, além dos orixás do candomblé: Oxum, Ogum, Xangô e Oyá-Iansã. Para a análise intertextual, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise comparativa entre músicas da MPB ao qual permite compreender como a música popular brasileira pode funcionar como meio de valorização da cultura negra e da religiosidade de matriz africana. Como principais estudiosos da área temos: Abreu (2004), Almeida (2012), Carvalhal (2008), Fonseca (2007), Passos (2008), Pena (2013), Resende (2015), Silva (2004) e Zumthor (1993). Os princípios religiosos e a sua assinatura poética ficam evidenciado nas suas canções, que ela mesma escolhe para expressar sua essência artística, espiritual e poética.

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Referências

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Bessa, W. A., Barroso, E. V. M., Silva, J. S., Moreira, M. L., Rolim, P. da S., Borges, L. M. V., Pereira e Silva, R. de C. da C., Lima, W. V., de Paula, A. V. N., Moura, S. C., Sousa, E. K. da C., & da Silva, F. G. S. (2025). A INTERTEXTUALIDADE LITERÁRIA, ANÁLISE INTERPRETATIVA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA ENCONTRADA NAS MÚSICAS DE MARIA BETHÂNIA. Revista De Geopolítica, 16(4), e741. https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-094