A INTERTEXTUALIDADE LITERÁRIA, ANÁLISE INTERPRETATIVA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA ENCONTRADA NAS MÚSICAS DE MARIA BETHÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-094Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Literatura, Interpretação de Maria Bethânia, Religiosidade de Matriz Africana, Palavra CantadaResumo
As interpretações de Maria Bethânia dentro da literatura afro-brasileira é um território fértil para a análise intertextual entre literatura, música e religião. Sua carreira é marcada por uma sensibilidade estética que intersecciona o sagrado, o poético e o popular em performances que são, ao mesmo tempo, palavra cantada, declamações, rituais e canções. A pesquisa mostra temas relacionados que podem ser explorados analiticamente em forma de interação literária. O texto apresenta uma síntese da biografia da cantora. Aprenderemos como ela obteve seu conhecimento literário e como ela desenvolveu sua fé sincrética. As avaliações das músicas escolhidas e interpretadas por Bethânia nos permitirão entender um pouco mais sobre a história dos santos católicos Santa Bárbara, Santo Antônio, São João Batista, São Jorge, além dos orixás do candomblé: Oxum, Ogum, Xangô e Oyá-Iansã. Para a análise intertextual, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise comparativa entre músicas da MPB ao qual permite compreender como a música popular brasileira pode funcionar como meio de valorização da cultura negra e da religiosidade de matriz africana. Como principais estudiosos da área temos: Abreu (2004), Almeida (2012), Carvalhal (2008), Fonseca (2007), Passos (2008), Pena (2013), Resende (2015), Silva (2004) e Zumthor (1993). Os princípios religiosos e a sua assinatura poética ficam evidenciado nas suas canções, que ela mesma escolhe para expressar sua essência artística, espiritual e poética.
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Referências
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