AS CARGAS INVISÍVEIS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE SAÚDE MENTAL

Autores

  • Gracielle Almeida de Aguiar
  • André Costa da Silva
  • Júnio Souza dos Santos
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo
  • Telmo Nogueira
  • Janaína Santana da Costa
  • Jéfferson Balbino
  • Elcio João Gonçalves Moreira
  • Rosimeria Maria Braga de Carvalho
  • Sarah Elayne de Freitas Rezende
  • Thais Vianna Maia
  • Eduardo Nunes da Silva
  • Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento
  • Denise Santos do Amaral
  • Elivaldo Serrão Custódio
  • Kauê Paz Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-040

Palavras-chave:

Saúde Mental Docente, Trabalho Emocional, Síndrome de Burnout, Condições de Trabalho

Resumo

A docência contemporânea é marcada por um paradoxo: sua centralidade para o desenvolvimento social e o alarmante adoecimento psíquico de seus profissionais. Este artigo, uma revisão narrativa da literatura, tem como objetivo analisar as chamadas "cargas invisíveis" da profissão docente e sua relação direta com a crise de saúde mental na categoria. O referencial teórico ancora-se na Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, para discutir o sofrimento e as estratégias defensivas; no conceito de Trabalho Emocional de Arlie Hochschild, para desvendar a gestão obrigatória das emoções; e no modelo tridimensional da Síndrome de Burnout de Christina Maslach, que define o esgotamento profissional. Essas perspectivas são confrontadas com dados empíricos de pesquisas nacionais (Instituto Península, Profsaúde, CNTE) e internacionais (OCDE/TALIS), que evidenciam a prevalência de estresse, ansiedade e esgotamento entre professores. A análise demonstra que as cargas invisíveis – de natureza psíquica, emocional e burocrática – são geradas por fatores estruturais, como a desvalorização salarial e a precarização das condições de trabalho, e por fatores microssistêmicos, como a relação com alunos, famílias e a gestão escolar. Conclui-se que a superação deste cenário exige a transição de um enfoque no autocuidado individual para a implementação de políticas públicas e ações institucionais concretas que tornem visíveis e aliviem essas cargas, reconhecendo que a saúde mental do professor é um pilar indispensável para a qualidade da educação.

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Referências

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

de Aguiar, G. A., da Silva, A. C., dos Santos, J. S., Araújo, M. P. M., Nogueira, T., da Costa, J. S., Balbino, J., Moreira, E. J. G., de Carvalho, R. M. B., Rezende, S. E. de F., Maia, T. V., da Silva, E. N., do Nascimento, I. J. B. M. F., do Amaral, D. S., Custódio, E. S., & da Silva, K. P. R. (2025). AS CARGAS INVISÍVEIS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE SAÚDE MENTAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e818. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-040