MODELOS DE NEGÓCIO NA ÓTICA DO VALOR: BUSINESS MODEL CANVAS (BMC) E MODELO DE NEGÓCIO INTEGRADO AO CONSUMIDOR (CIBM’S) PARA A MÓVEIS FERNANDO EM FOZ DO IGUAÇU - PR

Autores

  • Fernanda Pollyana Oliveira da Silva
  • Aécio Flávio de Paula Filho
  • Sínvales Roberto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-090

Palavras-chave:

Proposta de Valor, BMC, CIBM’s

Resumo

O estudo justifica-se pela necessidade de profissionalização das micro e pequenas empresas, especialmente as de gestão familiar, que frequentemente carecem de processos estruturados e integração entre marketing e estratégia e tem como objetivo analisar de que maneira a aplicação dos modelos de negócio Business Model Canvas (BMC) e Consumer Integrated Business Models (CIBM’s) podem contribuir para a formulação de estratégias orientadas a proposta de valor na Móveis Fernando, localizada em Foz do Iguaçu-Pr. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem mista, desenvolvida por meio de um estudo de caso único, empregando entrevista semiestruturada com o proprietário, observações diretas do ambiente organizacional, análise documental e aplicação de questionários a uma amostra de 57 clientes. A análise dos dados foi conduzida por meio de triangulação, garantindo consistência e validade aos resultados. Os resultados obtidos no estudo demonstram que a utilização combinada dos modelos BMC e CIBM’s favorece a profissionalização e aprimora o processo de tomada de decisão ao promover uma visão mais integrada do negócio. Verificou-se que o modelo CIBM’s complementa o BMC ao incluir dimensões relacionadas ao valor percebido e ao relacionamento com o consumidor, oferecendo uma perspectiva mais abrangente sobre o posicionamento estratégico da empresa. Concluiu se que a aplicação combinada dos modelos BMC e CIBM’s foi eficaz para compreender e sistematizar os processos de criação, entrega e captura de valor na Móveis Fernando. Esses modelos favoreceram a profissionalização da gestão, aprimoraram a tomada de decisão estratégica e integraram dimensões essenciais de valor percebido e relacionamento com o cliente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERNHOEFT, Renato. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou sobrevivência comprometida. São Paulo: Nobel, 2014.

BONHOLDT, Luiz. Gestão e sucessão em empresas familiares. São Paulo: Atlas, 2005.

DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competing on analytics: the new science of winning. Boston: Harvard Business Press, 2017.

GERSICK, Kelin E.; DAVIS, John A.; HAMPTON, Marion McCollom; LANSBERG, Ivan. De geração para geração: ciclos de vida das empresas familiares. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 16. ed. São Paulo: Pearson, 2024.

LARA, Tânia Maria S. Metodologia científica: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1992.

LODI, João Bosco. A empresa familiar. São Paulo: Atlas, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

PLÊ, Loïc; LEHMANN-ORTA, Louis; BIRKINSHAW, Julian. Consumer Integrated Business Models (CIBM’s): integrating customers in value creation. Strategic Management Review, v. 12, n. 4, p. 33–47, 2010.

TEECE, David J. Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning, v. 51, n. 1, p. 40–49, 2018.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

da Silva, F. P. O., de Paula Filho, A. F., & de Souza, S. R. (2025). MODELOS DE NEGÓCIO NA ÓTICA DO VALOR: BUSINESS MODEL CANVAS (BMC) E MODELO DE NEGÓCIO INTEGRADO AO CONSUMIDOR (CIBM’S) PARA A MÓVEIS FERNANDO EM FOZ DO IGUAÇU - PR. Revista De Geopolítica, 16(5), e878. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-090