INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO CRM PARA OTIMIZAR CAMPANHAS DE MARKETING DE UMA AÇAITERIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-093Palavras-chave:
Marketing, Inteligência Artificial, CRM, Campanhas de Marketing, Pequenas Empresas, Segmentação de ClientesResumo
O presente trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de Inteligência Artificial (IA) integradas ao sistema de Customer Relationship Management (CRM) de uma açaiteria de pequeno porte, com o propósito de otimizar suas campanhas de marketing e fortalecer o relacionamento com os clientes. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem mista, utilizou a ferramenta Lovable para o desenvolvimento da plataforma BG IA, capaz de realizar análise de dados, segmentação de clientes e geração de campanhas personalizadas com base no modelo RFM (Recência, Frequência e Monetário). Os resultados demonstraram aumento no engajamento, alcance, frequência média de compra e faturamento, comprovando a eficácia da personalização promovida pela IA. O estudo evidenciou que a integração entre IA e CRM pode aprimorar o desempenho de pequenas empresas, tornando-as mais competitivas e orientadas por dados.
Downloads
Referências
FREITAS, Ana Augusta Ferreira; JANISSEK-MUNIZ, Rosani; BATALHA JUNIOR, Mário Otávio. Gestão do relacionamento com o cliente: CRM. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
SOUZA, Amanda Pereira de; MOURA, Bruna Marques; MACEDO, Mariana Dias; CAPELLARI, Clayton Pedro. O papel da inteligência artificial na análise de dados para estratégias de marketing na indústria da moda de luxo. Revista FATEC Sebrae em Debate: Gestão, Tecnologias e Negócios, v. 11, n. 20, p. 1–10, jan.-jun. 2024. Disponível em: https://www.revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/274/304. Acesso em: 6 abr. 2025.
BAJAJ, S.; PALLAVI, J. Role of Artificial Intelligence in Customer Relationship Management. Journal of Global Marketing, v. 33, n. 5, p. 336-350, 2020.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results. Boston: Harvard Business Press, 2010.
FREITAS, S. et al. Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
GRÖNROOS, C. The Relationship Marketing Process: Communication, Interaction, Dialogue, Value. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 19, n. 1, p. 2-12, 2004.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Technology for Humanity. Hoboken: Wiley, 2021.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Marketing Management. 14. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2012.
LONGENECKER, J. G. et al. Administração de Pequenas Empresas: Um Enfoque Empreendedor. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
PAYNE, A. Handbook of CRM: Achieving Excellence Through Customer Management. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2006.
PEPPERS, D.; ROGERS, M. Managing Customer Relationships: A Strategic Perspective. 2. ed. Hoboken: Wiley, 2011.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
SHARMA, R.; RAO, C. Marketing in the Age of Analytics: Putting the Customer First. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 19, n. 3, p. 181-191, 2018.
SOUZA et al. Aplicações de Inteligência Artificial em Marketing Digital. Revista Brasileira de Marketing, v. XX, n. Y, p. ZZ-WW, 2024.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
ZIKMUND, W. G. Business research methods. 5.ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
FREITAS, H.; MAZZON, J. A.; BRITO, L. A. L. Gestão de relacionamento com o cliente. São Paulo: Atlas, 2008.
PAYNE, Adrian. Gestão do relacionamento com o cliente: uma perspectiva estratégica. São Paulo: Saraiva, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: tecnologia para a nova geração de consumidores. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
SOUZA, H. F. et al. Aplicação de Inteligência Artificial no Marketing: desafios e perspectivas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, n. 5, 2024.
PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. Gerenciamento um a um: maximizando o valor do cliente no longo prazo. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
COSTA, Cleane Feitosa; SILVA, Yasmin Garcia de Campos. Planejamento de Marketing e Campanha da Marca Chiquinho Sorvetes. Várzea Grande: Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, 2021. (Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda).
DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G.; MORISON, Robert. Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results. Harvard Business Press, 2010.
EMBRAPA. Açaí. Agência de Informação Tecnológica, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/acai. Acesso em: 23 jun. 2025.
SEBRAE. Como montar uma loja de açaí. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-acai,60397a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 23 jun. 2025.
VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira; ALBINO, João Pedro (org.). Inteligência artificial e suas aplicações interdisciplinares. Rio de Janeiro: Labirinto do Saber, jul. 2023. Disponível em: https://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2023/07/inteligencia-artificial.pdf. Acesso em: 29 jun. 2025
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane.Administração de marketing. 15. ed. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2018. cap.1, p.3.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Bookman Editora, 2023.
FITZSIMMONS, J. A., FITZSIMMONS, J. M. Administração de serviços. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
SUNG; Y.; KIM, J. Effects of Brand Personality on Brand Trust and Brand Affect. Psychology & Marketing, v. 27, n. 7, p.639–661, 2010.
Moreira, Andrews Campos, e Cássio Cipriano Nogueira. “DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS EM ARAGUAÍNA (TO)”. Facit Business and Technology Journal, vol. 1, no 24, abril de 2021. revistas.faculdadefacit.edu.br, https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/884.
PIZZINATTO, Nádia Kassouf. Marketing de Relacionamento: Estratégias, Processos e Aplicações em setores específicos. São Paulo: 1º ed. CVR, 2019.
CASTRO, D. J. de O. A importância do CRM – Customer Relationship Management – no desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento. Revista Pensar Gestão e Administração, 3(2), jul. 2015.
BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e Competição em tempo real com CRM. São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Estratégia de Marketing de serviços. 1 ed. São Paulo: Cobra Editora & Marketing, 2001
HAUGELAND, John. Artificial Intelligence: The very idea. Cambridge: MIT Press, 1985.
TURING, Alan. Computing machinery and intelligence. Mind, v. 59, n. 236, p. 433–460, 1950.
RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2013.
CHAFFEY, Dave; ELLIS-CHADWICK, Fiona. Marketing Digital. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective. 4. ed. Harlow: Pearson, 2019.
DAVENPORT, Thomas H.; GUHA, Abhijit; GREWAL, Dhruv; BRESSGOTT, Tim. How artificial intelligence will change the future of marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p. 24-42, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11747-019-00696-0. Acesso em: 22 jul. 2025.
BRYNJOLFSSON, Erik; McAFEE, Andrew. The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. New York: W. W. Norton & Company, 2014.
BUGHIN, Jacques et al. Clouds, big data, and smart assets: Ten tech-enabled business trends to watch. McKinsey Quarterly, 2010. Disponível em: https://www.mckinsey.com. Acesso em: 21 jul. 2025.
CHEN, Hsinchun; CHIANG, Roger H. L.; STOREY, Veda C. Business Intelligence and Analytics: From Big Data to Big Impact. MIS Quarterly, v. 36, n. 4, p. 1165–1188, 2012.
DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competing on Analytics: The New Science of Winning. Boston: Harvard Business School Press, 2007.
MARR, Bernard. Big Data: Using SMART Big Data, Analytics and Metrics to Make Better Decisions and Improve Performance. Chichester: Wiley, 2016.
PROVOST, Foster; FAWCETT, Tom. Data Science for Business: What You Need to Know About Data Mining and Data-Analytic Thinking. Sebastopol: O'Reilly Media, 2013.
LOVABLE. Plataforma Lovable: ferramenta de inteligência artificial para desenvolvimento de aplicações web. [S.l.]: Lovable, 2025. Disponível em: https://lovable.ai/. Acesso em: 19 out. 2025.
FADER, Peter S.; HARDIE, Bruce G. S.; LEE, Ka Lok. RFM and CLV: Using iso-value curves for customer base analysis. Journal of Marketing Research, [S.l.], v. 42, n. 4, p. 415–430, 2005. DOI: https://doi.org/10.1509/jmkr.2005.42.4.415.