A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE PINHEIRO MA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-101Palavras-chave:
Educação Física, Educação Nutricional, Educação Alimentar, Ensino Fundamental, Percepção de ProfessoresResumo
O presente estudo se concentrou em Refletir sobre a importância do ensino do conteúdo de Educação nutricional nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Para isso o estudo foi baseado na percepção de professores de Educação Física na cidade de Pinheiro MA, que trabalham ou já trabalharam com o ensino fundamental. Se fundamento em uma pesquisa exploratória de campo, com levantamento de dados através de uma entrevista semiestruturada. Sua análise de dados se concentrou em uma análise descritiva qualitativa. Os resultados demonstraram que muito mais do que uma baixa formação de professores de Educação física para trabalhar o conteúdo, o sistema e a estrutura agem constantemente contra a possiblidade de construção dessa formação e comprometimento do professor para propor estratégias efetivas para a Educação Nutricional e alimentar, mas que se exprime de suma importância para uma formação para a cidadania ativa.
Downloads
Referências
BATISTA, M. DA S. A.; MONDINI, L.; JAIME, P. C. Ações do Programa Saúde na Escola e da alimentação escolar na prevenção do excesso de peso infantil: experiência no município de Itapevi, São Paulo, Brasil, 2014*. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, n. 3, p. 569–578, jul. 2017. https://doi.org/10.5123/S1679-49742017000300014
BERNARDI, L. et al. A interdisciplinaridade como estratégia na prevenção da hipertensão arterial sistêmica em crianças: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 12, p. 3987–4000, dez. 2017. https://doi.org/10.1590/1413-812320172212.09052016
BRASIL. [Ministério da Educação]. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 9/2001. Brasília, 2001
Bustos N, Olivares S, Leyton B, Cano M, Albala C. Impact of a school-based intervention on nutritional education and physical activity in primary public schools in Chile (KIND) programme study protocol: cluster randomised controlled trial. BMC Public Health. 2016 Dec 3;16(1):1217. doi: 10.1186/s12889-016-3878-z. PMID: 27912741; PMCID: PMC5135760.
Carolyn D. McIlree, MD1 ∙ Hannah G. Lane, PhD2 ∙ Yan Wang, MD, DrPH1,2 ∙ Erin R. Hager. Wellness Committee Status and Local Wellness Policy Implementation Over Time McIlree, Carolyn D. et al. American Journal of Preventive Medicine, Volume 56, Issue 3, e75 - e83
Chiappone A, Smith TM, Estabrooks PA, Rasmussen CG, Blaser C, Yaroch AL. Technical Assistance and Changes in Nutrition and Physical Activity Practices in the National Early Care and Education Learning Collaboratives Project, 2015-2016. Prev Chronic Dis. 2018 Apr 26;15:E47. doi: 10.5888/pcd15.170239. PMID: 29704371; PMCID: PMC5958416.
DAVANÇO, G. M.; TADDEI, J. A. DE A. C.; GAGLIANONE, C. P. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Revista de Nutrição, v. 17, n. 2, p. 177–184, abr. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-52732004000200004
DEMINICE, Rafael et al. Impacto de um programa de educação alimentar sobre conhecimentos, práticas alimentares e estado nutricional de escolares. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 18, n. 1, p. 35-40, 2008. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/111292890/141-libre.pdf?1707421545=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DImpacto_de_um_programa_de_educacao_alime.pdf&Expires=1760467739&Signature=a8CzZbc4WPlJtcQ4rxQ53R9zgxVqjUU9ziOGPDlNbvn5YcPny9O6uy6xvV1NsU~U467m3qyoP~dShVIfy6eWJlSX2cBCfglerrxfQTnsDSV-vTLGJORSC3WEoL0z~BcfZlRCHXmZM-bkuTuSdHNXQqGOTOAYsQ4Z1IvfrOJeiWZWZjPG2p0tiyQGgYdY4HQHw2LHXNRP84daALvA591luOb51ZA7iPyacotHy9~VACNPGoRIi79qj7vM-dQ7Fkb29xJkoZnYpzjSucVP8jpVEhZov37mERTB-QUT9HFJ~TuhDVZ29WqRii89BrMu63T449Zlv25uCgj-JYPzoltDzw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA
FLORES CASTRO, Ofelia; GONZALEZ URRUTIA, Rocío. Characterization of the educational intervention carried out by nutrition students in public schools in the canton of La Unión for obesity prevention and health promotion. PSM, San Pedro , v. 18, n. 1, p. 494-522, Dec. 2020 . Available from access on 05 Oct. 2025. http://dx.doi.org/10.15517/psm.v18i1.40765
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007
GRIGOLLETTE, Guilherme Furuya Kuhn; SANCHEZ, Lilian Christina Cruz; SILVA, José Ricardo. A necessidade social da nutrição enquanto tema da educação física escolar. In: Colloquium Vitae. p. 23-28.
GUERRA, P. H.; SILVEIRA, J. A. C. DA .; SALVADOR, E. P.. Physical activity and nutrition education at the school environment aimed at preventing childhood obesity: evidence from systematic reviews . Jornal de Pediatria, v. 92, n. 1, p. 15–23, jan. 2016 https://doi.org/10.1016/j.jped.2015.06.005
Jakubowski, Tami L. DNP, CPNP-PC, CSN; Perron, Tracy PhD, RN, CSN, CNE; Farrell, Anne PhD; Kenner, Carole PhD, RN, FAAN, FNAP, ANEF; Hullings, Christy MS. The Smart Nutrition and Conditioning for Kids (SNACK) Program: An Approach to Increasing Nutrition Knowledge of Second-Grade Students. MCN, The American Journal of Maternal/Child Nursing 43(5):p 278-284, September/October 2018. | DOI: 10.1097/NMC.0000000000000463
KLOHE-LEHMAN, D.M. et al Nutrition knowledge is associated with greater weight loss in obese and overweight low-income mothers. J. Am. Diet. Assoc., v. 106, p. 65-75, 2006.
LANES, D. V. C.; DOS SANTOS, M. E. T.; SILVA, E. F. de S. J.; LANES, K. G.; PUNTEL, R. L.; FOLMER, V. ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/135 Acesso em: 14 out. 2025
LOLLO, Pablo Christiano B.; TAVARES, M. C. G. C.; MONTAGNER, Paulo Cesar. Educação física e nutrição. Revista Digital, Buenos Aires, Ano, v. 10, 2004.
MEIRELES, Bruno Freitas et al. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Formação em Movimento, v. 3, n. 6, p. 612-636, 2021.
Meng Y, Wong SS, Manore MM, Patton-López M. WAVE~Ripples for Change Obesity Two-Year Intervention in High School Soccer Players: Process Evaluation, Best Practices, and Youth Engagement. Nutrients. 2018 Jun 1;10(6):711. doi: 10.3390/nu10060711. PMID: 29865179; PMCID: PMC6024728.
Pereira, Danielly Steffen; Gottschall, Catarina Bertaso Andreatta; Trindade, Carolina Sturm; Buss, Caroline; Magalhães, Cleidilene Ramos. FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 174–190, 2017. DOI: 10.53628/emrede.v4i1.169. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/169. Acesso em: 28 jul. 2025.
PERES-RODRIGO, C.; ARANCETA, J. School-based nutrition education: lessons learned and new perspectives. Public Health Nutr., Cambridge, v. 4, p. 131-139, 2001.
PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books
Rapson J, Conlon C, Ali A. Nutrition Knowledge and Perspectives of Physical Activity for Pre-Schoolers amongst Early Childhood Education and Care Teachers. Nutrients. 2020 Jul 3;12(7):1984. doi: 10.3390/nu12071984 PMID: 32635381; PMCID: PMC7400386.
RÊGO, Andersson Klinsmann Dahlin Lima. VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO MARANHÃO. Monografia (Licenciatura em Educação Física). UFMA, Pinheiro, 2025.
REIS, Edna Afonso; REIS, Ilka Afonso. Análise descritiva de dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, v. 1, 2002.
SANTOS, L. A. DA S.. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, v. 18, n. 5, p. 681–692, set. 2005.
SANTOS, M. A. B.; FERNANDES, M. P. R.; FERREIRA, H. S. A disciplina de Educação Física no Ensino Médio: reflexões sobre a prática docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1113-1123, set./dez. 2018. e-ISSN:1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11293. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11293/7856. Acesso em: 19 mar. 2022
SCHUH, D. S. et al.. Healthy School, Happy School: Design and Protocol for a Randomized Clinical Trial Designed to Prevent Weight Gain in Children. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 108, n. 6, p. 501–507, jun. 2017. https://doi.org/10.5935/abc.20170072
SERRA, B. K.; LOCH, F. C. C.; CARVALHO, D. R.; SCHEEREN, E. M.; VOSGERAU, D. S. R. Intervenções de atividade física e educação nutricional para combater a obesidade infantil na escola: revisão sistemática. RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 12, n. 73, p. 665-679, 21 out. 2018. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/766
SILVA, J. V. P. da; NUNEZ, P. R. M. QUALIDADE DE VIDA, PERFIL DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.3795 Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3795. Acesso em: 27 jun. 2025
SILVEIRA, Carla Silva da; MELO, Daniel Barreto de; TONHÁ, Sivilan Quadro; CORREIA, Maria das Graças da Silva. Avaliação dos conhecimentos de nutrição básica e esportiva de professores de educação física em uma academia de Aracaju/SE. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 65–74, 2012. Disponível em: https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/295. Acesso em: 27 jun. 2025
Sima Zach, Varda Inglis, Aviva Zeev, Michal Arnon, Yael Netz, Active and Healthy Lifestyle – Nationwide Programs in Israeli Schools, Health Promotion International, Volume 33, Issue 6, December 2018, Pages 946-957, https://doi.org/10.1093/heapro/dax034
Snelling, A., Belson, SI, Watts, E., Malloy, E., Van Dyke, H., George, S., Schlicker, S. e Katz, NB. Measuring the Implementation of a School Wellness Policy. J School Health, 2017. 87: 760-768. https://doi.org/10.1111/josh.12548
SOUSA, A. F. M. DE .; NOGUEIRA, J. A. D.; REZENDE, A. L. G. DE .. Estratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudável. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 3, p. 581–589, jul. 2012
Teo, Choon Huey; Chin, Yit Siew; Lim, Poh Ying; Masrom, Shahril Azian Haji; Shariff, Zalilah Mohd. School-based intervention that integrates nutrition education and supportive healthy school food environment among Malaysian primary school children: a study protocol. BMC Public Health ; 19(1): 1427, 2019 Oct 30.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em educação física. Porto Alegre: Editora ArteMed, 2007.
TRICHES, R.Z.; GIUGLIANI, E.R.J. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 541-547, 2005
Wadolowska L, Hamulka J, Kowalkowska J, Ulewicz N, Hoffmann M, Gornicka M, Bronkowska M, Leszczynska T, Glibowski P, Korzeniowska-Ginter R. Changes in Sedentary and Active Lifestyle, Diet Quality and Body Composition Nine Months after an Education Program in Polish Students Aged 11⁻12 Years: Report from the ABC of Healthy Eating Study. Nutrients. 2019 Feb 3;11(2):331. doi: 10.3390/nu11020331. PMID: 30717465; PMCID: PMC6412996.