A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO EVIDÊNCIA DE APROXIMAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES E O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-140Palavras-chave:
Transposição Didática, Formação de Professores, Teoria e Prática, ReflexãoResumo
A transposição didática constitui um processo fundamental no campo da didática e da prática docente, ao permitir a mediação entre o saber científico e o saber escolar. Este artigo tem como objetivo analisar como a transposição didática pode ser compreendida como um indicativo das aproximações entre a formação continuada de professores e a prática pedagógica na educação básica. A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentação teórica em autores como Chevallard (2005), Tardif (2014) e Gauthier et al. (2013), discute-se a importância da formação continuada na reelaboração dos saberes docentes e na efetiva transformação do conhecimento acadêmico em conteúdos pedagógicos acessíveis aos estudantes. Argumenta-se que o êxito da transposição didática está diretamente vinculado à qualidade da formação do professor, especialmente no que tange a sua capacidade de refletir criticamente sobre os conteúdos que ensina, sobre o contexto de seus alunos e sobre os objetivos educativos mais amplos. Assim, o processo de transposição, longe de ser meramente técnico, revela-se como uma prática de natureza reflexiva e situada, evidenciando o papel estratégico da formação continuada na articulação entre teoria e prática no contexto da educação básica.
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