A FUNÇÃO DO ESPAÇO NO CONTO “A QUEDA DA CASA DE USHER” (EDGAR ALLAN POE): ANÁLISE ESTRUTURAL E SEMÂNTICA COM BASE NAS TEORIAS DE BAKHTIN, BOURDIEU E BACHELARD

Autores

  • Luiz Eduardo Rodrigues Amaro

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-204

Palavras-chave:

Poe, A Queda da Casa de Usher, Espaço, Bakhtin, Linguística

Resumo

“A Queda da Casa de Usher” (1839) é um conto escrito pelo estadunidense Edgar Allan Poe, famoso por seus contos de terror e considerado o inventor da ficção policial, no qual ele cria uma ambientação peculiar em relação ao espaço, aspecto abordado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin dentro da sua concepção de Cronotopo, a fim de explicar os efeitos estéticos de sua utilização como ferramenta ficcional. Dentro dos elementos básicos da narrativa, a saber: enredo, narrador, personagem, tempo e espaço, este último prioritariamente se traduz como o local onde a história acontece. Ele é classificado em espaços fechados, como casas, meios de transporte etc ou abertos, como cidades, vilas entre outros, que são lugares físicos. Para além desta ideia, temos o espaço social, onde circulam as personagens e o espaço psicológico, em que residem suas atmosferas interiores. Um espaço bem construído concede verossimilhança e autenticidade à história narrada. Sabe-se que o imóvel se refere tanto à estrutura física, quanto à família que o nomeia, condicionando as ações e o estado emocional de seus habitantes a ela própria. Várias vezes, durante a narração, ela é descrita de forma humanizada, levando-nos a perceber que a decadência da família Usher se reflete na casa em que eles moram. Existe uma poesia, intitulada “O Palácio Assombrado”, publicada separadamente na revista Baltimore Museum em abril de 1839, que versa sobre essa relação entre o ambiente e as personagens, a qual foi incluída no conto. O objetivo deste trabalho é analisar desde o espaço geográfico do conto em questão até o espaço psicológico. Por meio dos ensinamentos de Bakhtin, Bourdieu e Bachelard, procura-se enfatizar as noções de espaço ao tecer análises estruturais e semânticas, utilizando exemplos retirados do texto, tanto em prosa quanto em verso, mostrando como o espaço é utilizado e como ele interfere na narrativa e nas personagens, a ponto de podermos considerá-lo, nesta obra, como uma personagem em si.

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Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Perspectiva, 1958.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKTHIN, Mikhail Mikhailovich. Questões de Literatura e de Estética: a Teoria do Romance. São Paulo: Hucitec, 2014.

BOURDIEU, Pierre. La Misère du Monde. Paris: Éditions du Seuil, 1993.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1955.

POE, Edgar Allan. Medo Clássico: Coletânea Inédita de Contos do Autor. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017.

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Publicado

2025-11-27

Como Citar

Amaro, L. E. R. (2025). A FUNÇÃO DO ESPAÇO NO CONTO “A QUEDA DA CASA DE USHER” (EDGAR ALLAN POE): ANÁLISE ESTRUTURAL E SEMÂNTICA COM BASE NAS TEORIAS DE BAKHTIN, BOURDIEU E BACHELARD. Revista De Geopolítica, 16(5), e1045. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-204