ESTUDOS SOBRE ATIVIDADES DANÇANTES NOS CENTROS DEATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-315Palavras-chave:
Dança, Infâncias, Capsi, Klauss Vianna, Helenita Sá EarpResumo
Esta pesquisa reflete sobre o papel da dança nos Centros de Atenção Psicossocial da Infância (CAPSi). A revisão da literatura mostrou uma série de impactos positivos que as atividades dançantes promovem nas crianças e adolescentes que estão em tratamento psíquico, evidenciando o papel do corpo como uma ferramenta terapêutica transformadora. Como objetivo, o trabalho apresenta um conjunto de atividades dançantes, que chamo de "Guianças". A metodologia utilizada foram a Pedagogia de Movimento de Klauss Vianna e os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Como resultados, o estudo apresenta um planejamento artístico-pedagógico para o CAPSi com quinze (15) atividades dançantes, que nos permitiu chegar a conclusão de que estas estratégias podem se desdobrar em um processo ad infinitum de instauração de novas “Guianças” numa pedagogia estética, lúdica, vital e dançante.
Downloads
Referências
AMARANTE, P. (Org.). Saúde mental, políticas e instituições: programa de educação à distância. Rio de Janeiro: FIOTEC/FIOCRUZ, EAD/FIOCRUZ, 2003.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
BOLSANELLO, D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica n. 33 - Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. (2005). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caminhos para uma Política de Saúde Mental Infanto-juvenil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Editora do Ministério da Saúde.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil. (Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas). OPAS. Brasília: DF, 56p. 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Brasília, 2014. Disponível em. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
CASTRO, A. L. F. M., & COLET, C. DE F. (2013). PERFIL SOCIOECONÔMICO E CARACTERÍSTICAS DA DEPRESSÃO DE USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE PANAMBI/RS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 401–408. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.401-408
DAVIDOVITSCH, Fernando. O jogo da dança israeli: dança depoimento como alternativa cênico contemporânea. Orientador: Luiz Fernando Ramos. USP Tese. 298 f. (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade de São Paulo: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Escola de Comunicação. São Paulo, 2022.
EARP, A. C. S.; MEYER, André. VIEYRA, Adalberto (Ed.). Dança e Natureza: um Ensaio sobre o Corpo Ambiental em Helenita Sá Earp. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.
EARP, A.C.S. Princípios de conexões dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. In: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós -Graduação em Artes Cênicas. 2010, São Paulo.
LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MEYER, A; EARP, A.C.S; VIEYRA, A. (Ed.) Helenita Sá Earp: Vida e Obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.
MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. (Dissertação de Mestrado) Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.
VIANNA, Klauss. O Corpo se Movimenta. Rio de Janeiro: Sprint, 1983. VIANNA, Klauss. A dança. Quarta edição, São Paulo: Summus, 2005
MILLER, Jussara Corrêa. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo. Summus, 2007.
MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo. Summus Editorial, 2012
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.