A DINÂMICA CÍCLICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DIFUSÃO

Autores

  • Anderson Gabriel Pereira Cruz
  • Anna Cláudia dos Santos Nobre
  • Idelmárcia Dantas de Oliveira
  • Jéssica Morais de Moura
  • Paula Gonçalves Serafini
  • Edilson Lobo de Medeiros Júnior

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov17n1-097

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Ciclos Tecnológicos, Difusão de Inovações, Destruição Criativa, Progresso Tecnológico

Resumo

Este artigo realiza uma revisão bibliográfica sobre os ciclos de evolução tecnológica, com o objetivo de compreender como as inovações emergem, se difundem e se consolidam ao longo do tempo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em contribuições clássicas e contemporâneas da teoria da inovação, com destaque para o modelo de instalação e implantação proposto por Carlota Pérez (2003). A análise evidencia que o progresso tecnológico ocorre de forma cíclica e condicionada por fatores econômicos, institucionais, organizacionais e sociais. A partir da articulação entre diferentes autores, o estudo demonstra que a difusão das inovações depende não apenas do desenvolvimento técnico, mas também de ambientes institucionais favoráveis, estratégias empresariais e mecanismos sociais de adoção. Conclui-se que a compreensão dos ciclos tecnológicos oferece um arcabouço teórico consistente para analisar a dinâmica da inovação na sociedade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGHION, P.; AKCIGIT, U.; HOWITT, P. O poder da destruição criativa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

ANDERSON, P.; TUSHMAN, M. L. (1990). Technological descontinuities and dominant designs: a cyclical model of technological design. Administrative Science Quarterly , 35(4), 604-633. DOI:10.2307/2393511.

CHRISTENSEN, C. M. The innovator’s dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Boston, MA: Harvard Business Review Press, 1997.

FOSTER, R. N. Innovation: the attacker’s advantage. New York: Summit Books, 1986.

McAFEE, A.; BRYNJOLFSSON, E. The second machine age. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

PÉREZ, C. Technological revolutions and financial capital. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2003.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n. 8, p. 19–46, 2009.

GRÜBLER, A. (1998). Technology and global change (Cap. 2: Technology: Concepts and Definitions). Cambridge University Press.

ROGERS, E. M. (1962). Diffusion of innovations. Third edition. Free Press.

Downloads

Publicado

2026-01-23

Como Citar

Cruz, A. G. P., Nobre, A. C. dos S., de Oliveira, I. D., de Moura, J. M., Serafini, P. G., & de Medeiros Júnior, E. L. (2026). A DINÂMICA CÍCLICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DIFUSÃO. Revista De Geopolítica, 17(1), e1346. https://doi.org/10.56238/revgeov17n1-097