EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Adilson Oliveira Cruz
  • Áquila Jerard Moulin Ditzz
  • Athyla Caetano
  • Camila Bruschi Tonon
  • Eglalciane de Lyrio Tongo Castro
  • Evelyn de Oliveira Vieira da Silva
  • Renata Perozini
  • Renato Kohler Zanqui
  • Rosieli Geraldina Merotto Foletto
  • Silvana Beatriz D' Ávila Costa Lenzi
  • Thayna da Silva Raymundo

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov17n2-033

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem, Deficiência, Formação Docente

Resumo

A consolidação da educação inclusiva como princípio orientador das políticas educacionais contemporâneas impõe desafios significativos à escola, especialmente no que se refere à garantia do direito à aprendizagem de estudantes com deficiência em contextos regulares de ensino. Nesse cenário, as tecnologias digitais emergem como recursos potenciais para a superação de barreiras pedagógicas, comunicacionais e atitudinais. O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias digitais no âmbito da educação especial e inclusiva, com foco na mediação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica crítica, fundamentada em autores nacionais e em documentos legais que orientam as políticas de inclusão no Brasil. A análise evidencia que, embora as tecnologias digitais e assistivas ampliem as possibilidades de acesso, participação e personalização do ensino, sua efetividade depende de fatores estruturais, formativos e pedagógicos, como a formação continuada dos professores, o planejamento didático intencional e a superação de concepções excludentes ainda presentes na cultura escolar. Conclui-se que o uso crítico e contextualizado das tecnologias pode contribuir para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva, desde que integrado a um projeto pedagógico comprometido com a equidade, a diversidade e a justiça social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. “Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje”. In: Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 5, 2007.

AZEVEDO, A. B. de; PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2026.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Planalto, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2026.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2026.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE 2014–2024. Brasília: Planalto, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2026.

GARCIA, F. W. “A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem”. Educação a Distância, vol. 3, n. 1, jan./dez., 2013.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MORAN, J. M. “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias”. Portal Eletrônico [2000]. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2026.

PASSERINO, L. M. “Informática na Educação Infantil: perspectivas e possibilidades”. In: ROMAN, E. D.; STEYER, V. E. (Orgs.). A criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil. Canoas: Editora da ULBRA, 2001.

SANTOS, F. F. dos. “Ações tecnológicas para o Saresp: a prática do uso de simulados online”. In: AZEVEDO, A. B. de; PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015.

SCHLÜNZEN, E. T. M. “Escola inclusiva e as novas tecnologias”. In: ALMEIDA, M. E. B.;

MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: MEC/SEED, 2005.

TANI, Z. R. “O uso de jogos nas aulas de filosofia: o lúdico tecnológico”. In: AZEVEDO, A. B. de; PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015.

Downloads

Publicado

2026-02-11

Como Citar

Cruz, A. O., Ditzz, Áquila J. M., Caetano, A., Tonon, C. B., Castro, E. de L. T., da Silva, E. de O. V., Perozini, R., Zanqui, R. K., Foletto, R. G. M., Lenzi, S. B. D. Ávila C., & Raymundo, T. da S. (2026). EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista De Geopolítica, 17(2), e1512. https://doi.org/10.56238/revgeov17n2-033