A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Isabella Pereira de Alencar
  • Siane Cristhina Pedroso Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-007

Palavras-chave:

Autoestima, Influência Digital, Insatisfação Corporal, Redes Sociais

Resumo

A era digital trouxe as redes sociais como uma parte significativa da vida dos jovens, proporcionando conexões rápidas e convenientes com amigos, familiares e colegas, além de criar uma sensação de comunidade virtual. No entanto, estudos evidenciam a relação entre o uso dessas plataformas e a insatisfação corporal, devido às pressões sobre a aparência transmitidas pelos meios de comunicação tradicionais e sociais, com um foco excessivo em padrões de beleza irreais. Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar o impacto das mídias sociais na autoimagem dos adolescentes e desenvolver estratégias de intervenção para promover melhores autoimagens nesse grupo. Foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca em bases de dados como Scielo e Portal Periódico Capes, selecionando artigos publicados nos últimos 5 anos e disponíveis para leitura na íntegra. Os resultados destacam a profunda influência das redes sociais na autoimagem dos jovens, evidenciando a relação entre a exposição a padrões de beleza irreais e a insatisfação corporal. Por fim, o trabalho aponta para a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção para promover uma autoimagem saudável entre os adolescentes, visando mitigar os impactos negativos da exposição nas redes sociais na saúde mental desse grupo.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

de Alencar, M. I. P., & Guimarães, S. C. P. (2025). A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 16(4), e640 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-007