EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NA RPPN FAZENDA PANTANAL EM CODÓ – MA: CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE LOCAL

Autores

  • João Diogo Sousa de Moraes
  • Francisca Inalda Oliveira Santos
  • Caio Veloso
  • Stênio Lima Rodrigues
  • Francisco da Silva Paiva
  • Aciel Tavares Ribeiro
  • José Julio Gomes Neto
  • Osiel César da Trindade Junior

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-194

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade Local, Participação Comunitária, Avaliação Participativa

Resumo

Considerando a relevância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) como instrumentos de conservação e educação ambiental, este estudo justifica-se pela necessidade de promover o reconhecimento e a valorização da RPPN Fazenda Pantanal, localizada no município de Codó – MA, diante da limitada compreensão sobre seu papel ecológico e social. Objetiva-se avaliar o conhecimento ambiental de estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e desenvolver ações educativas voltadas à conscientização e sustentabilidade local. Para tanto, procede-se à realização de um estudo qualitativo e participativo, fundamentado nos princípios da educação ambiental crítica, envolvendo 34 participantes entre estudantes e docentes das áreas de Meio Ambiente, Ciências Agrárias e Biologia. Foram aplicados questionários diagnósticos, observações em campo e oficinas de sensibilização. Desse modo, observa-se que a intervenção possibilitou avanços significativos na percepção ambiental dos participantes, fortalecendo o vínculo entre educação, território e conservação. O que permite concluir que práticas educativas desenvolvidas em unidades de conservação privadas podem contribuir efetivamente para a formação cidadã e para a construção de uma cultura ambiental participativa e sustentável.

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

de Moraes, J. D. S., Santos, F. I. O., Veloso, C., Rodrigues, S. L., Paiva, F. da S., Ribeiro, A. T., Gomes Neto, J. J., & da Trindade Junior, O. C. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NA RPPN FAZENDA PANTANAL EM CODÓ – MA: CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE LOCAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e1030. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-194