UMA MEDIAÇÃO LITERÁRIA-MUSICAL PARA FAZER UMA EXPERIÊNCIA: UM MERGULHO NA OBRA ONDA

Autores

  • Luana Camila Hentchen
  • Dario Cristian Andino

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-197

Palavras-chave:

Literatura, Música, Mediação, Fazer Uma Experiência, Educação Estética

Resumo

Este trabalho discute brevemente, por meio do método da cartografia, uma mediação literária-musical da obra Onda (Lee, 2017), aplicada a crianças na faixa dos cinco anos, na bebeteca do CEI por elas frequentado. A vivência proposta objetivou compreender a potencialidade de um trabalho integrado entre literatura e música de promover nos sujeitos, por meio da experiência estética, a possibilidade de fazer uma experiência (Heidegger, 2015) com vistas à melhoria da saúde emocional (Bruscia, 2016) e ao desenvolvimento da educação estética (Schiller, 2002). Baseado em experiências individuais dos autores, com mediações literárias de um lado e musicais – de ensino e de musicoterapia – do outro, o trabalho propôs uma vivência na seguinte sequência: 1. as crianças se colocaram confortavelmente sentadas no espaço da bebeteca; 2. de olhos velados, ouviram a introdução sonora, elaborada pelos mediadores a partir do livro Onda, utilizando vários instrumentos musicais; 3. ao abrir os olhos, as crianças realizaram leitura silenciosa da obra, livro puramente imagético, enquanto ouviam e viam intervenções sonoras/musicais realizadas pelos mediadores; 4. através de prática de perguntação (Hentchen, 2025), exploraram os sentidos possíveis da obra, em um exercício de desvendamento do simbólico. Confirmou-se que a conjugação literatura-música na mediação propicia o fazer uma experiência e beneficia os mediados ao promover o jogo entre o sensível e o inteligível que constituem sua integralidade humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. 3. ed. Dallas: Barcelona Publishers, 2016.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos da linguagem. Tradução Marcia Sá Cavalcante Schuback. 5. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2015.

HENTCHEN, Luana Camila. Fazer experiências literárias como caminho para a educação estética. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 10, p. e8885, 2025. DOI: 10.56238/arev7n10-114. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/8885. Acesso em: 13 out. 2025.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução Cristina Antunes e João W. Geraldi. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

LEE, Suzy. Onda. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017.

NEITZEL, Adair de Aguiar; PAREJA, Cleide Jussara Muller; KRAMES, Ilisabet Pradi. Mediação e mediadores do texto literário. In: URIARTE, Mônica Zewe; NEITZEL, Adair de Aguiar; KRAMES, Ilisabet Pradi. (org.). Cultura, escola e educação criadora: mediações culturais e proposições estéticas. Curitiba: CRV, 2020. p. 45-67.

NEITZEL, Adiar de Aguiar.; RAMOS, Flávia Brocchetto. A leitura do literário como experiência artística e estética. CARVALHO, Mário de Faria ; BRACCHI, Daniela Nery; PAIVA, André Luiz dos S. (org.) In: Estéticas dissidentes e educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. DOI: https://www.doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95163 . Acesso em 19 set. 2025.

RUUD, Even. Caminhos da musicoterapia. Tradução Vera Wrobel. São Paulo: Summus, 1990.

SCHAFER, R. Murray, A afinação do mundo. 2. ed. Tradução Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: UNESP, 2011.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 2017.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

Hentchen, L. C., & Andino, D. C. (2025). UMA MEDIAÇÃO LITERÁRIA-MUSICAL PARA FAZER UMA EXPERIÊNCIA: UM MERGULHO NA OBRA ONDA. Revista De Geopolítica, 16(5), e1033. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-197