CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: COMO O CONHECIMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL PODE POTENCIALIZAR O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Nelson Lima da Silva
  • Rafael José Kraisch
  • Ana Célia Santana Morais
  • Wellington Ramos de Carvalho
  • Solange Aparecida da Cunha Sakamoto
  • Claudia Fabiane Nascimento
  • Rafael Paviani
  • Anaisa Alves de Moura
  • Georgenan Monteiro Silva dos Santos
  • Nathalia Helena Vieira Ribeiro
  • Jezuina Kohls Schwanz

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-209

Palavras-chave:

Neurociência Educacional, Práticas Pedagógicas, Plasticidade Cerebral, Formação Docente

Resumo

A educação contemporânea enfrenta desafios complexos que exigem abordagens pedagógicas fundamentadas em evidências científicas. A neurociência emerge como campo interdisciplinar capaz de fornecer subsídios teóricos e práticos para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Este estudo analisa as contribuições da neurociência para a prática pedagógica, investigando como o conhecimento do funcionamento cerebral pode potencializar o ensino-aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, abrangendo publicações científicas dos últimos cinco anos. A análise sistemática da literatura revela que a plasticidade cerebral constitui fundamento biológico essencial para a aprendizagem, que a compreensão de processos cognitivos orienta estratégias pedagógicas mais eficazes, e que a formação docente em neurociência apresenta lacunas significativas. Os resultados evidenciam que a neurociência oferece ferramentas conceituais valiosas para educadores, desde que seus conhecimentos sejam criticamente avaliados e adequadamente contextualizados. Conclui-se que a integração responsável entre neurociência e educação exige rigor científico, formação adequada dos professores e respeito às especificidades dos contextos escolares, contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e fundamentadas.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

da Silva, N. L., Kraisch, R. J., Morais, A. C. S., de Carvalho, W. R., Sakamoto, S. A. da C. ., Nascimento, C. F., Paviani, R., de Moura, A. A., dos Santos, G. M. S., Ribeiro, N. H. V., & Schwanz, J. K. . (2025). CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: COMO O CONHECIMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL PODE POTENCIALIZAR O ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista De Geopolítica, 16(5), e1053. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-209