PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INCLUSIVAS: ADAPTAÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Stephanie Cunha Araujo dos Santos
  • Ana Célia Santana Morais
  • Liliane Barbosa da Silva Oliveira
  • Luiz Fernando Calaça Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-224

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Língua Portuguesa, Práticas Pedagógicas

Resumo

A educação inclusiva constitui princípio fundamental dos sistemas educacionais contemporâneos, demandando práticas pedagógicas adaptadas para atendimento às necessidades educacionais específicas de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Este estudo analisa criticamente as práticas de ensino de Língua Portuguesa inclusivas, identificando adaptações e estratégias pedagógicas efetivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental. A relevância desta investigação justifica-se pela crescente presença desses estudantes nas escolas regulares e pela necessidade de fundamentação científica para as práticas docentes. O objetivo principal consiste em sintetizar o conhecimento científico sobre práticas pedagógicas inclusivas, adaptações curriculares e estratégias metodológicas no ensino de Língua Portuguesa. A metodologia caracteriza-se como revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa e abordagem descritivo-analítica, com levantamento bibliográfico em bases de dados científicas, abrangendo publicações entre 2019 e 2024. Os resultados evidenciam que práticas inclusivas efetivas fundamentam-se na personalização do ensino, utilização de estratégias visuais e estruturadas, flexibilização curricular e avaliativa, trabalho colaborativo e formação docente qualificada. Conclui-se que a inclusão educacional efetiva transcende a presença física em salas regulares, demandando transformações nas concepções pedagógicas, abordagens individualizadas e articulação entre conhecimento teórico e competências práticas.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

dos Santos, S. C. A., Morais, A. C. S., Oliveira, L. B. da S., & Silva, L. F. C. (2025). PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INCLUSIVAS: ADAPTAÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e1070. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-224