NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-232Palavras-chave:
Dificuldades de Aprendizagem, Intervenções Neuropsicopedagógicas, NeuroeducaçãoResumo
A crescente interseção entre neurociência e educação tem levado ao desenvolvimento do campo da neuroeducação, que se concentra em melhorar práticas educacionais e ambientes de aprendizado através do entendimento aprofundado dos processos cerebrais. O principal objetivo deste estudo é investigar a eficácia de intervenções neuropsicopedagógicas no ambiente educacional da Escola Municipal professor Carlos Alves dos Passos Filho, focando especificamente nas turmas do ensino fundamental I. Este estudo, em sua metodologia, adota uma abordagem quase-experimental e transversal utilizando métodos qualitativos e quantitativos para avaliar a eficácia das intervenções. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal professor Carlos Alves dos Passos Filho, com uma amostra de alunos identificados com dificuldades de aprendizagem. As intervenções foram desenvolvidas com base em avaliações neuropsicopedagógicas e aplicadas seguindo um cronograma específico. Dados foram coletados e analisados usando estatística descritiva para medir a eficácia das intervenções, além da observação sistemática para acompanhar a evolução dos alunos. Os resultados mostraram com uso do instrumento de avaliação neuropsicopedagógica foi possível identificar os déficits em linguagem escrita, matemática e funções executivas dos alunos e lacunas na formação docente, dificuldades para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e para implementação de práticas pedagógicas adaptativas por parte dos professores. Sendo assim, foi elaborado um ciclo de capacitação para os professores na escola lócus da pesquisa, permitindo que eles atuem de forma mais eficaz na mediação do aprendizado.
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