EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM DILEMA A SER SUPERADO

Autores

  • Monique Vivian Leite Sá
  • Magda Regina Dias Farias
  • Letícia Martins Medeiros de Lima
  • Paulo Cesar Gastaldo Claro

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-246

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Inclusão, Escola, Currículo, Sociedade Civil

Resumo

A Educação Inclusiva no Brasil, mesmo diante da recente promulgação do Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva, ainda é uma discussão que está longe de atingir uma unanimidade no cenário educacional, seja pela dificuldade que a sociedade civil tem em assumir a questão da inclusão como um projeto coletivo, seja pelo entendimento que as escolas possuem em relação à própria inclusão. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo central abordar as principais dificuldades que a escola enfrenta na dinâmica da inclusão escolar, assim como refletir acerca de possíveis alternativas pedagógicas com vistas à inclusão educacional. Por se tratar de um artigo de revisão bibliográfica, buscou-se estudos que evidenciam a leitura crítica em relação a inclusão escolar no Brasil, como também decretos e leis que direcionaram o debate ao longo da última década. Para tanto, dividiu-se o diálogo em três momentos, a saber: o primeiro discorre sobre o percurso da Educação Inclusiva no Brasil, em seguida, aponta os desafios enfrentados na escola em relação a inclusão e, por fim, em caráter de considerações finais, alguns apontamentos necessários quanto a necessidade de formação docente continuada, ressignificações do currículo escolar e o compromisso da sociedade civil na construção de uma sociedade inclusiva.

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Publicado

2025-12-04

Como Citar

Sá, M. V. L., Farias, M. R. D., de Lima, L. M. M., & Claro, P. C. G. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM DILEMA A SER SUPERADO. Revista De Geopolítica, 16(5), e1100. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-246