ENTRE O SABER E O FAZER: A PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-284Palavras-chave:
Psicomotricidade, Professores, Educação InfantilResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos docentes em relação ao conhecimento teórico e prático sobre a Psicomotricidade. A pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, abrangendo 127 profissionais da educação de Anápolis-GO. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, em formato online, abordando aspectos formativos e práticos pertinentes à psicomotricidade. Os resultados indicaram que, embora 41,7% dos docentes tenham cursado psicomotricidade em sua formação acadêmica, 48,8% a incorporam em seus planejamentos. Apenas 14,2% demonstraram compreensão sobre a manipulação simbólica, enquanto 10,2% identificaram corretamente o desenho considerado típico de uma criança de três anos. Quanto ao conhecimento em situações práticas, somente 44,9% assinalaram corretamente a questão que abordava um problema de organização espacial. Observou-se, igualmente, uma relação inversa entre idade e quantidade de acertos em conhecimentos práticos, sugerindo que os educadores mais experientes tendem a enfrentar maior dificuldade com conceitos aplicados, principalmente os relacionados à organização espacial. As informações corroboram a imprescindibilidade da formação continuada para otimizar a aplicação da psicomotricidade no processo educativo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Base Nacional Comum Curricular. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Bezerra, C. M., et al. (2024). Saberes docentes en la constitución de la profesionalidad en la educación infantil.
Brisola, N. L. B. (2022). La importancia de la psicomotricidad en el segundo período de la educación infantil. Mercosur en Revista Educación, Tecnología y Sustentabilidad, 2(1), 65–83.
Brito, D. P., Menezes, M. Q. A., & Aranha, R. S. L. (2024). La psicomotricidad como herramienta de enseñanza-aprendizaje en escolares de los primeros años. Revista Saberes & Prácticas(4), 136–137. https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3548. https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3548
Camargo, D., & Dornelles, L. V. (2023). Jugar, cuerpo y movimiento como ejes de formación de profesores de niños pequeños. Educar em Revista, 39, e77386. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386
Duarte, C. C., Teixeira Júnior, J., & Venâncio, P. E. M. (2024). Evaluación del conocimiento de los profesores de educación infantil sobre psicomotricidad. Revista Acervo Educacional, 6, e15812. https://doi.org/10.25248/rae.e15812.2024
Fernandes, M. H., et al. (2023). Baterías psicomotoras: lenguaje, materiales, aplicación y clasificación.
Fernandes, M. H., Venâncio, P. E. M., & Tolentino, A. F. (2023). Percepción de los profesores sobre la aplicación de baterías psicomotoras: en el contexto brasileño. Cadernos da FUCAMP, 23.
Le Boulch, J. (1999). Educación por el movimiento: la psicocinética en la edad escolar (16ª ed.). Artmed.
Lopes, M. H. R., et al. (2023). Percepción de profesores de educación básica sobre la importancia de la psicomotricidad en la disciplina de educación física: reflexiones acerca del período pandémico de COVID-19. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 7(1).
Oliveira, G. C. (2013). Evaluación psicomotora a la luz de la psicología y la psicopedagogía (11ª ed.). Vozes.
Perrenoud, P. (2000). Enseñar: actuar en la urgencia, decidir en la incertidumbre. Artmed.
Souza Januário, R. A. (2021). La educación física en el proceso de aprendizaje a través de la psicomotricidad en la educación infantil: una revisión bibliográfica. Revista Científica Intelletto, 2.
Venâncio, P. E. M., et al. (2021). Evaluación del conocimiento de los profesores de educación infantil sobre psicomotricidad. Revista Acervo Educacional, 6, e15812. https://doi.org/10.25248/rae.e15812.2024.