FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov17n1-059Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Políticas Educacionais, Trabalho ColaborativoResumo
O presente artigo discute a formação docente como eixo central para a efetivação da educação inclusiva na escola básica. Partindo da compreensão da inclusão como princípio pedagógico e político, o estudo analisa os desafios e as possibilidades da formação inicial e continuada de professores diante da diversidade presente nas salas de aula. Fundamentado em autores que discutem saberes docentes, desenvolvimento profissional e educação inclusiva, o texto problematiza as inseguranças docentes, frequentemente associadas às condições concretas de trabalho e à responsabilização individual do professor. Também destaca a importância do trabalho colaborativo e do apoio institucional como condições essenciais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que a formação docente para a inclusão deve ser compreendida como processo contínuo, coletivo e institucional, articulado a políticas públicas educacionais que garantam suporte pedagógico, valorização profissional e compromisso com o direito à educação de todos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2017.
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaios sobre formação de professores. Lisboa: Educa, 2019.
SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Petrópolis: Vozes, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.