O ENSINO HÍBRIDO COMO TENDÊNCIA PERMANENTE NO PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-057Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Inovação PedagógicaResumo
O ensino híbrido se consolida como uma tendência permanente no cenário educacional pós-pandemia. A relevância deste tema reside na necessidade de compreender a transição de um modelo remoto emergencial para um paradigma pedagogicamente estruturado. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a consolidação do ensino híbrido, investigando seus potenciais, desafios e implicações para o futuro da educação. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica sistemática da literatura científica recente. Os principais resultados indicam que o potencial do modelo está na sua capacidade de fomentar metodologias ativas e uma aprendizagem centrada no aluno, utilizando a tecnologia para enriquecer a experiência educativa. Contudo, a sua implementação enfrenta desafios significativos, como a exclusão digital e a necessidade de uma robusta formação docente. Conclui-se que o sucesso do ensino híbrido depende menos da tecnologia em si e mais da intencionalidade do desenho pedagógico, exigindo um planejamento estratégico para garantir a qualidade e a equidade no processo de ensino e aprendizagem.
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