ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª ETAPA DA EJA

Autores

  • Adriano Socorro de Souza Vaz
  • Elivaldo Serrão Custódio

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-091

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Matemática, Atividades Lúdicas, Ferramenta Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a utilização de atividades lúdicas como ferramenta de apoio no ensino de matemática para alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de um estudo de caso realizado na Escola Estadual Professora Sebastiana Lenir de Almeida, localizada em Macapá-AP. O objetivo central é compreender de que forma estratégias lúdicas podem contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes dessa modalidade de ensino. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando instrumentos como observações, questionários e entrevistas semiestruturadas com alunos, professor de matemática, coordenadora pedagógica e direção escolar. Os resultados evidenciam que a inserção de jogos e atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem torna a matemática mais acessível, prazerosa e significativa para os estudantes da EJA, colaborando para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e do interesse pelo conteúdo. Ao final, propõe-se uma sequência didática com sugestões de jogos que podem ser aplicados em sala de aula. A pesquisa contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras e para a valorização da formação docente voltada às especificidades da EJA.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Vaz, A. S. de S., & Custódio, E. S. (2025). ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª ETAPA DA EJA. Revista De Geopolítica, 16(5), e879. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-091