A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Luciane Macedo Lourenço
  • João Francisco Severo-Santos
  • Ana Lúcia de Melo Santos
  • Maria Laura Brito Ortis
  • Isaque Xavier Valentim da Silva
  • Stephanie Cunha Araujo dos Santos
  • Ana Maria Cunha da Silva
  • Evaldo Batista Mariano Júnior
  • Lorena Marinho Araújo
  • Phelipe Austríaco-Teixeira
  • Myke Oliveira Gomes
  • Francisco de Assis Limeira Junior

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-104

Palavras-chave:

Emoções, Aprendizagem, Neuroeducação, Prática Docente

Resumo

O estudo examina a influência das emoções no processo de aprendizagem, com foco nas contribuições da neuroeducação para aprimorar a prática docente no ensino superior. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de integrar afeto e cognição em contextos educacionais contemporâneos, onde desafios como estresse e desmotivação afetam o desempenho acadêmico. O objetivo principal consiste em analisar mecanismos neurobiológicos das emoções e propor estratégias pedagógicas baseadas na neuroeducação. A metodologia adota abordagem qualitativa bibliográfica, com revisão sistemática de 45 fontes acadêmicas recentes (2018-2024), selecionadas de bases como SciELO e PubMed, incluindo análise de conteúdo para codificação temática. Os principais resultados revelam que emoções positivas ativam vias dopaminérgicas, facilitando a plasticidade neural e retenção de conhecimentos, enquanto emoções negativas inibem funções executivas, elevando evasão em até 12%. Estratégias como mindfulness e feedback empático melhoram engajamento em 18-25%. As conclusões afirmam que a neuroeducação oferece ferramentas para regulação emocional, promovendo ambientes inclusivos e equidade educacional, com implicações para capacitações docentes.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Lourenço, L. M., Severo-Santos, J. F., Santos, A. L. de M. . ., Ortis, M. L. B., da Silva, I. X. V., dos Santos, S. C. A., da Silva, A. M. C., Mariano Júnior, E. B., Araújo, L. M., Austríaco-Teixeira, P., Gomes, M. O., & Limeira Junior, F. de A. (2025). A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista De Geopolítica, 16(5), e898. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-104