O ENSINO DE GEOGRAFIA LOCAL COMO ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E À CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-106Palavras-chave:
Geografia Escolar, Território Vivido, Criticidade, Geografia LocalResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de Geografia local pode contribuir para a formação da consciência crítico-social dos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal de ensino de Patos-PB. Infere-se que a Geografia constitui uma ciência indispensável para o processo de compreensão do espaço geográfico, porém tem se distanciado do local e dedicado maior tempo e atenção às demais escalas geográficas. Os alunos que fazem uso exclusivo do livro didático disponibilizado pelo PNLD demonstram reduzida percepção espacial e grande desvalorização do território vivido fruto de práticas pedagógicas que promovem um ensino meramente conteudista. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade urgente de materiais didáticos que aproximem o estudante da realidade vivida, pois devido a jornada dupla ou tripla em que os professores atuam o livro didático constitui no material predominante para elaboração e execução das aulas de Geografia. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa com suporte bibliográfico tendo como categoria central a análise do espaço vivido pelos discentes a partir da visão dos professores de Geografia que atuam na rede municipal de ensino de Patos-PB. Conclui-se que a inserção de materiais produzidos em escala local e relacionados as demais escalas geográficas promovem um conhecimento amplo e desenvolve a criticidade do aluno fazendo-o conhecedor do território vivido.
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