DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XXI: ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E A TELA DIGITAL

Autores

  • Luciane Macedo Lourenço
  • Myke Oliveira Gomes
  • Rafael Paviani
  • Ana Célia Santana Morais
  • Carlos Cristian de Paulo Silva
  • Elinaldo Bernardo de Oliveira Júnior
  • Carliene de Souza Santos Aguiar
  • Roberly de Oliveira Alves Machado

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-107

Palavras-chave:

Alfabetização, Livro Didático, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas

Resumo

A alfabetização no século XXI configura-se como processo complexo que transcende a decodificação de signos linguísticos, exigindo compreensão ampliada das múltiplas linguagens e suportes que permeiam o cotidiano dos estudantes. Este estudo investiga os desafios da alfabetização contemporânea, especificamente a articulação entre o livro didático e as tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo principal consiste em analisar como professores alfabetizadores percebem e utilizam esses diferentes suportes em suas práticas cotidianas, identificando potencialidades, limitações e desafios relacionados à integração de recursos analógicos e digitais. A metodologia caracteriza-se como pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com objetivos descritivo-analíticos, fundamentada em revisão bibliográfica sistemática, entrevistas semiestruturadas com quinze docentes alfabetizadores, observações participantes em sala de aula e análise documental dos materiais didáticos utilizados. Os resultados evidenciam que os professores reconhecem o livro didático como instrumento organizador do trabalho pedagógico, mas identificam limitações relacionadas à rigidez curricular, enquanto as tecnologias digitais potencializam o engajamento dos alfabetizandos e favorecem a exploração de múltiplas linguagens, embora sua utilização ocorra frequentemente de forma assistemática. Conclui-se que a alfabetização contemporânea demanda abordagens pedagógicas integradas que articulem recursos tradicionais e digitais de forma complementar, superando dicotomias improdutivas e promovendo práticas fundamentadas teoricamente que potencializem as especificidades de cada suporte no desenvolvimento das competências leitoras e escritoras.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Lourenço, L. M., Gomes, M. O., Paviani, R., Morais, A. C. S., Silva, C. C. de P., de Oliveira Júnior, E. B., Aguiar, C. de S. S., & Machado, R. de O. A. (2025). DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XXI: ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E A TELA DIGITAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e901. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-107