REFLEXÕES SOBRE O USO EDUCACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO DE PORTO SEGURO, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-127Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação, Formação Docente, Ensino BásicoResumo
Considerando a crescente utilização de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na prática docente e a necessidade de qualificar seu uso na educação pública, objetiva-se analisar a utilização de IA por professores da rede pública de Porto Seguro, Bahia, através da oferta de uma formação. Para tanto, procede-se à uma abordagem qualitativa, que incluiu a oferta de uma formação e a análise das respostas ao formulário de inscrição e ao instrumento de pesquisa aplicado ao final do curso. Desse modo, observa-se que os professores já utilizam tecnologias como o ChatGPT das mais variadas formas; embora existam preocupações éticas (vieses algorítmicos, substituição da criatividade), as expectativas centraram-se na otimização do tempo. O que permite concluir que é fundamental integrar discussões críticas, éticas e de competência técnica sobre o uso de IA à reflexão didático-pedagógica.
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