A GESTÃO ESCOLAR POR UMA CULTURA DA NÃO VIOLÊNCIA EM NOSSAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-218Palavras-chave:
Gestão Escolar, Violências, Planejamento ParticipativoResumo
Educar em um contexto de diversidade e singularidade para viver em um mundo da pluralidade, esse é o foco principal desse artigo, levando-se em conta o papel da escola enquanto espaço e instituição promotora de laços interpessoais fundamentais para uma cultura de valores. Acredita-se que as crianças, adolescentes e jovens ao buscarem a escola não estão simplesmente ocupando cadeiras vazias ou um prato de comida, mas esperançosos de construirem um percurso formativo capaz de inseri-los em um mundo, como pessoas singulares e transformadoras de si mesmo, do outro e do próprio mundo. Existe uma violência silenciosa ocorrendo entre o que se vive e o que se projeta viver. Por isso, o presente artigo procura demonstrar o quanto o papel de uma gestão escolar é fundamental no processo educativo e na construção de uma política educativa da não violência e da valorização dos espaços escolares como um ambiente protagonista de ação de fomento de práticas salutares que possam chegar às famílias, minimizando, assim, as contradições entre a escola e a casa.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam. Coord. Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam? / Miriam ABRAMOVAY, Mary Garcia Castro, Júlio Jacobo Waiselfisz. Brasília-DF: Flacso - Brasil, OEI, MEC, 2015.
ABRAMOVAY, Miriam. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasilia: UNESCO. Observatório de Violências. Ministerio da Educação, 2006.
FULLAN, Michael. Liderar numa Cultura de Mudança. Porto/Pt: Edições ASA, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Goiânia. Editora Alternativa, 2003.
LIMA, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdo. Porto: Porto Editora, 2002.
MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia & NAJJAR, Jorge Nassim. O que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional. IN, RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1820-1838, jul-set/2017.
OLIVEIRA, D.A.(Org). Gestão Democrática da Educação: Desafios contemporâneos. Petrópolis:Vozes, 1997.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo, Ática, 1993. SANTARÉM, Lei 17.866 de 2004.