OS CONTEÚDOS INTRODUTÓRIOS DA QUÍMICA ORGÂNICA EM UM LIVRO DIDÁTICO: A ABORDAGEM METODOLÓGICA SOB A ÓTICA DO PNLD 2021 E A BNCC
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-192Palavras-chave:
Química Orgânica, Livro Didático, Ensino Médio, BNCC, Formação Cidadã, PNLD 2021, Educação CríticaResumo
A BNCC e o PNLD constituem hoje as principais diretrizes a serem observadas na elaboração do material didático destinado ao estudante brasileiro, o que demanda a realização de avaliações constantes dos livros adotados nas escolas. Sob esse olhar, o trabalho aqui apresentado descreve uma análise da abordagem pedagógica dos Fundamentos dos Compostos Orgânicos presente em um livro da coleção didática ‘Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias’, confrontando-a com as orientações da BNCC e do PNLD 2021. De caráter qualitativo e descritivo, a pesquisa se desenvolveu a partir de uma análise documental com o objetivo de investigar a conformidade da abordagem dos conteúdos introdutórios de Química Orgânica, apresentada nesse capítulo, com as diretrizes documentais, focando o seu potencial na promoção de uma formação cidadã, crítica e contextualizada. Os resultados revelaram que, embora o capítulo contemple parcialmente habilidades como a construção de representações químicas e a aplicação de conhecimentos em contextos cotidianos, sua abordagem pedagógica permanece tradicionalista, conteudista e pouco conectada às questões sociais, ambientais e culturais. A ausência de propostas experimentais, a superficialidade no tratamento interdisciplinar e o fraco estímulo à reflexão crítica comprometem a função formativa do capítulo. Diante disso, a mediação docente é essencial para transformar o conteúdo em uma ferramenta emancipadora, capaz de ultrapassar a memorização e contribuir para uma leitura crítica da realidade.
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