RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E ÉTICA NA PERSPECTIVA WEBERIANA: DOMINAÇÃO, TEODICEIA E TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-231Palavras-chave:
Desencantamento do Mundo, Racionalização, Burocracia, Ética Religiosa Comparada, Busca de SentidoResumo
Este artigo analisa a religião, a teodiceia e a espiritualidade na perspectiva weberiana, enfatizando suas implicações para a ação social em sociedades modernas e desencantadas. Partindo da sociologia da religião de Max Weber, discute-se a religião como forma de ação social racionalizada, articulada a diferentes tipos de dominação religiosa e ao processo de desencantamento do mundo, no qual a racionalização e a burocracia fragilizam a centralidade institucional da religião. Em seguida, aborda-se o conceito de teodiceia, compreendido como o conjunto de explicações religiosas acerca do sofrimento, do mal, da fortuna e do infortúnio, destacando sua função de legitimação moral e social. A partir de comparações entre tradições como protestantismo, catolicismo, confucionismo, hinduísmo e budismo, examina-se como diferentes éticas religiosas produzem racionalizações específicas da vida econômica e social. Por fim, discute-se a emergência da espiritualidade como categoria contemporânea, menos institucionalizada e mais subjetiva, que dialoga com questões centrais formuladas por Weber, especialmente no que se refere à busca de sentido, à relação com o sofrimento e à orientação da ação social. Conclui-se que, mesmo em contextos altamente racionalizados, religião e espiritualidade permanecem como dimensões decisivas na construção de significados e na legitimação das formas de vida.
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