RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E ÉTICA NA PERSPECTIVA WEBERIANA: DOMINAÇÃO, TEODICEIA E TIPOS DE AÇÃO SOCIAL

Autores

  • Lucas Guilherme Tetzlaff de Gerone
  • Alonso Bezerra de Carvalho
  • Ricardo Francelino
  • Rafael Santos de Aquino
  • Fabiola Colombani

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-231

Palavras-chave:

Desencantamento do Mundo, Racionalização, Burocracia, Ética Religiosa Comparada, Busca de Sentido

Resumo

Este artigo analisa a religião, a teodiceia e a espiritualidade na perspectiva weberiana, enfatizando suas implicações para a ação social em sociedades modernas e desencantadas. Partindo da sociologia da religião de Max Weber, discute-se a religião como forma de ação social racionalizada, articulada a diferentes tipos de dominação religiosa e ao processo de desencantamento do mundo, no qual a racionalização e a burocracia fragilizam a centralidade institucional da religião. Em seguida, aborda-se o conceito de teodiceia, compreendido como o conjunto de explicações religiosas acerca do sofrimento, do mal, da fortuna e do infortúnio, destacando sua função de legitimação moral e social. A partir de comparações entre tradições como protestantismo, catolicismo, confucionismo, hinduísmo e budismo, examina-se como diferentes éticas religiosas produzem racionalizações específicas da vida econômica e social. Por fim, discute-se a emergência da espiritualidade como categoria contemporânea, menos institucionalizada e mais subjetiva, que dialoga com questões centrais formuladas por Weber, especialmente no que se refere à busca de sentido, à relação com o sofrimento e à orientação da ação social. Conclui-se que, mesmo em contextos altamente racionalizados, religião e espiritualidade permanecem como dimensões decisivas na construção de significados e na legitimação das formas de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COMTE-SPONVILLE, André. O espírito do ateísmo: introdução a uma espiritualidade sem Deus. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2007.

COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DAVIE, Grace. Religion in Britain since 1945: Believing without Belonging. Oxford: Blackwell, 1994.

DAVIE, Grace. Religion in Modern Europe: A Memory Mutates. Oxford: Oxford University Press, 2000.

DURKHEIM, É. A educação moral. Tradução de Raquel Weiss. Petrópolis: Vozes, 2008.

DURKHEIM, É. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FISCHER, Louis. A vida de Mahatma Gandhi. São Paulo: Nova Fronteira, 2006.

FRANKL, E. V. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1989.

GERONE, L. G. T. de et al. Literature review: studies on spirituality in moral development for teacher practice. Global Journal of Human-Social Science: G Linguistics & Education, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.globaljournals.org. Acesso em: 21 abr. 2025.

GERONE, Lucas Guilherme Tetzlaff de. A competência moral e a religiosidade e espiritualidade. In: BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; ALVES, Cristiane Paiva; RIBEIRO PARENTE, Elvira Maria P. Pimentel (Org.). Estudos sobre competência moral: propostas e dilemas para discussão. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

GERONE, Lucas Guilherme Tetzlaff de. Um olhar sobre a religiosidade/espiritualidade na prática do cuidado entre profissionais de saúde e pastoralistas. 2015. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3116. Acesso em: 21 abr. 2025.

GIGANTE, Lucas Cid. A sociologia da religião de Max Weber: santificação da vida dentro de ordens políticas, econômicas e sociais. Estudos Sociológicos, Araraquara, v. 18, n. 34, p. 135-151, jan./jun. 2013.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. Religion as a Chain of Memory. New Brunswick: Rutgers University Press, 2000.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

KING Jr., M. L. A autobiografia de Martin Luther King. Tradução de Carlos Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.

KOHLBERG, L. Ensaios sobre o desenvolvimento moral. Volume I: a filosofia do desenvolvimento moral. Nova Iorque: Harper & Row, 1981.

MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel (1843). Tradução de Rubens Enderle; Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Tradução, introdução e notas de Victor Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 2024.

PIERUCCI, A. F. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.

WEBER, M. A ética econômica das religiões mundiais: ensaios comparados de sociologia da religião – Confucionismo e taoísmo. São Paulo: Pioneira, 1996.

WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

de Gerone , L. G. T., de Carvalho, A. B., Francelino, R., de Aquino, R. S., & Colombani, F. (2025). RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E ÉTICA NA PERSPECTIVA WEBERIANA: DOMINAÇÃO, TEODICEIA E TIPOS DE AÇÃO SOCIAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e1079 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-231