EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E COOPERAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA ECO-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-243Palavras-chave:
Educação Ambiental, Protagonismo Estudantil, Cooperativismo, Eco-Escola, Educação IntegralResumo
Este artigo discute a educação ambiental em sua perspectiva crítica articulada ao protagonismo estudantil e à cooperação, propondo a criação de uma eco-escola como estratégia pedagógica e política para o contexto da educação básica brasileira. A partir de referenciais teóricos da educação ambiental, da educação integral, do cooperativismo e da educação para o desenvolvimento sustentável, analisa-se o potencial da escola como espaço formador de sujeitos ecológicos, críticos e solidários, capazes de intervir na realidade socioambiental de maneira ética e responsável. Defende-se a importância de projetos interdisciplinares e participativos, materializados em clubes de ciências e em práticas cooperativas, articulados aos princípios do Programa Eco-Escolas, como caminhos para a construção de uma cultura de sustentabilidade no cotidiano escolar. Por fim, apresentam-se os resultados esperados e os possíveis impactos formativos, institucionais e comunitários da implementação de uma eco-escola, com ênfase no desenvolvimento da autonomia, da autoria discente e da cidadania ambiental.
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