EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E COOPERAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA ECO-ESCOLA

Autores

  • Anelise Kologeski
  • Luciano Andreatta Carvalho da Costa
  • Jose Vicente Lima Robaina

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-243

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Protagonismo Estudantil, Cooperativismo, Eco-Escola, Educação Integral

Resumo

Este artigo discute a educação ambiental em sua perspectiva crítica articulada ao protagonismo estudantil e à cooperação, propondo a criação de uma eco-escola como estratégia pedagógica e política para o contexto da educação básica brasileira. A partir de referenciais teóricos da educação ambiental, da educação integral, do cooperativismo e da educação para o desenvolvimento sustentável, analisa-se o potencial da escola como espaço formador de sujeitos ecológicos, críticos e solidários, capazes de intervir na realidade socioambiental de maneira ética e responsável. Defende-se a importância de projetos interdisciplinares e participativos, materializados em clubes de ciências e em práticas cooperativas, articulados aos princípios do Programa Eco-Escolas, como caminhos para a construção de uma cultura de sustentabilidade no cotidiano escolar. Por fim, apresentam-se os resultados esperados e os possíveis impactos formativos, institucionais e comunitários da implementação de uma eco-escola, com ênfase no desenvolvimento da autonomia, da autoria discente e da cidadania ambiental.

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Referências

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Publicado

2025-12-04

Como Citar

Kologeski, A., da Costa, L. A. C., & Robaina, J. V. L. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E COOPERAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA ECO-ESCOLA. Revista De Geopolítica, 16(5), e1097. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-243