OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA FABRICAÇÃO, DA GRADUAÇÃO E DO USO DO BÁCULO DE LEONARD DIGGES SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO

Autores

  • Antonio Carlos Damasceno dos Santos
  • Ana Carolina Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-283

Palavras-chave:

Conhecimentos Geométricos, Báculo de Leonard Digges, Instrumentos Matemáticos, História da Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

A formação de professores de matemática tem se destacado pelo interesse dos órgãos governamentais em propor diretrizes que orientem as competências profissionais, conhecimentos e práticas que os docentes devem desenvolver para a educação básica. Entretanto, alguns saberes matemáticos, em particular os geométricos devem ser alvo de preocupação pelos formadores, que devem direcionar seus cursos na compreensão de conceitos, recursos e metodologias que ajudem no fazer da sala de aula. Dentre as várias maneiras de trazer uma geometria amparada nas habilidades e competências propostas pelos documentos curriculares, a história da matemática é um meio de articular conceitos e recursos didáticos para a compreensão dos saberes incorporados na prática docente. Dessa Forma, esse artigo tem o intuito de apresentar as concepções de professores de matemática, em exercício, de uma escola do município de Fortaleza, no Ceará, sobre os conhecimentos geométricos que emergem da fabricação, da graduação e do uso do báculo de Leonard Digges (1520-1559) contido no tratado intitulado A BookeNamedTectonicon, publicado em 1605. Para isso adotou-se uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório e empírico, desenvolvida sob a forma de estudo de caso com a aplicação de um curso de formação continuada, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, questionários, atividades, áudios e filmagens. Neste sentido, os resultados apontam que o trabalho com o báculo e com o tratado favorece a ressignificação de conhecimentos geométricos e inspira novas possibilidades para a prática docente em sala de aula.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

dos Santos, A. C. D., & Pereira, A. C. C. (2025). OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA FABRICAÇÃO, DA GRADUAÇÃO E DO USO DO BÁCULO DE LEONARD DIGGES SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO. Revista De Geopolítica, 16(5), e1149. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-283