O LEGADO FERROVIÁRIO E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS COMO PERSPECTIVA DE PROGRESSO SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE BAURU-SP
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-295Palavras-chave:
Bauru, Ferrovia, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Tecnologia, Desenvolvimento UrbanoResumo
Este artigo se propõe a introduzir discussão sobre o potencial do legado ferroviário da cidade de Bauru-SP como vetor de desenvolvimento urbano sustentável, social, econômico e cultural. Partindo de uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, analisa-se o processo histórico de formação da cidade, intimamente ligado à ferrovia, e o estado atual de sucateamento dessa infraestrutura. Apesar da descontinuidade do transporte de passageiros, a malha ferroviária residual representa um ativo estratégico para a reestruturação da mobilidade urbana. A revalorização deste patrimônio, articulada com os avanços tecnológicos contemporâneos – como a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e a integração por meio de plataformas de Mobilidade como Serviço (MaaS) – e políticas públicas inovadoras, como o Sistema Único de Mobilidade (SUM) e a Tarifa Zero, pode catalisar um progresso mais equitativo, acessível e ambientalmente responsável. Conclui-se que a reconversão tecnológica do eixo ferroviário constitui um instrumento essencial para a mitigação de desigualdades socioespaciais e para a reconstrução de uma identidade urbana que harmonize memória e inovação.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES FERROVIÁRIOS (ANTF). Estatísticas. 2025. Disponível em: https://www.antf.org.br/.
BRENNER, N. Implosões/Explosões: Por um estudo da urbanização planetária. Lisboa: Letra Livre, 2018.
HARVEY, D. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades e Estados. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/.
JORNAL DOIS. Por baixo dos trilhos: a história indígena bauruense. Bauru, 19 abr. 2021.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Soluções para redução das emissões de gases de efeito estufa nos municípios brasileiros. 2021.
ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.
SANTINI, F. et al. A Experiência de Tarifa Zero no Transporte Público de São Caetano do Sul. Anais do 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2024.
SÃO PAULO (Estado). CONDEPHAAT. Processo de Tombamento do Complexo Ferroviário de Bauru. 2021.