METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. AS ABORDAGENS: PSICOMOTORA, PSICOCINÉTICA E DESENVOLVIMENTISTA DIANTE DA FILOSOFIA FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Luiz Augusto Normanha Lima

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-062

Palavras-chave:

Educação Física, Psicocinética, Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Fenomenologia

Resumo

Texto produzido para a disciplina Metodologias da Educação Física oferecido pelo instituto de biociências da UNESP. Campus de Rio Claro Departamento de Pedagogia. E que tem como meta comparar as teorias psicológicas: desenvolvimentista – construtivista, psicogenética e comportamentalista que sustentam as abordagens, psicocinética, psicomotora e desenvolvimentista da Educação Física com a filosofia de Merleau -Ponty, especificamente em sua obra Fenomenologia da Percepção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DAVIS, C. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1990.

DALBOSCO C.A. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 268-276, maio/ago. 2012

ESPÓSITO, V.H.C. Os Processos perceptivos. O Corpo e o Mundo Percebido: Uma leitura de Merleau-Ponty. In: Martins, J. Um seminário avançado em fenomenologia. São Paulo: EDUC, 1997.

FURTH, H. G. Piaget na prática escolar: a criatividade no currículo integral. São Paulo: IBRASA, 1979.

LE BOULCH, J. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987

_____________. Rumo a uma Ciência do Movimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984. ISBN: 9781214764629

LIMA. L.A.N. A Limitação da linguagem e o discurso humano. Cadernos da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos. Vol.3, n.3 (1993) São Paulo: A sociedade, 1991.

MERLEAU-PONTY, M Fenomenologia da Percepção. Edição em língua portuguesa. São Paulo: Freitas Bastos, 1971

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psicologia e Epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, 1988.

SCHIMIDT, R. A. Aprendizagem e performace motora, dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993.

TANI, GO et. al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1988

VILLALOBOS, M.P. Sobre o Behaviorismo. BF. Skinner. São Paulo: CULTRIX, 1974

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Lima, L. A. N. (2025). METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. AS ABORDAGENS: PSICOMOTORA, PSICOCINÉTICA E DESENVOLVIMENTISTA DIANTE DA FILOSOFIA FENOMENOLÓGICA. Revista De Geopolítica, 16(4), e695 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-062