PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: A XENOFOBIA EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-037Palavras-chave:
Migração Internacional, Xenofobia, Mediação Docente, Estudantes MigrantesResumo
O texto aborda as vulnerabilidades enfrentadas por migrantes internacionais no ambiente escolar, destacando os impactos da xenofobia na convivência, no bem-estar emocional e no desempenho acadêmico desses estudantes. A discriminação, muitas vezes naturalizada como “brincadeiras”, evidencia a necessidade de uma educação inclusiva que valorize a diversidade cultural. O estudo, de caráter bibliográfico exploratório, baseia-se em buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no portal Periódicos da CAPES, resultando na seleção de nove produções relevantes sobre xenofobia e educação. O papel do professor é ressaltado como fundamental no processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador que adapta estratégias às necessidades dos alunos, promovendo engajamento, respeito e construção ativa do conhecimento. A mediação docente vai além da transmissão de conteúdos, envolvendo empatia, escuta e incentivo à autonomia, especialmente em salas de aula heterogêneas, como aquelas que incluem estudantes migrantes.
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