EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM NÚMEROS: UMA ANÁLISE SEGUNDO O CENSO ESCOLAR (2014 – 2024)

Autores

  • André Costa da Silva
  • Kauê Paz Ribeiro da Silva
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo
  • Telmo Rosa Nogueira
  • Kyrleys Pereira Vasconcelos
  • Wivianne Fonseca da Silva Almeida
  • Fábio Antônio Ferreira dos Santos
  • Maria Helania de Araujo Moreira
  • Mirella Claudino Oliveira Silva
  • Joanaci Coutinho Brito

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-088

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Políticas Públicas, Censo Escolar

Resumo

O artigo analisa a evolução das políticas de educação inclusiva no Brasil a partir dos dados do Censo Escolar entre 2014 e 2024, relacionando-os aos marcos normativos da LBI (Lei nº 13.146/2015), da PNEE e do Decreto nº 7.611/2011. A pesquisa, de caráter documental e bibliográfico, examina indicadores de matrícula, infraestrutura, atendimento educacional especializado (AEE), trajetórias escolares e desigualdades interseccionais de sexo, raça/cor e condição socioeconômica. Os resultados mostram avanços na ampliação das matrículas e redução da reprovação, mas persistem assimetrias regionais e carências de acessibilidade e formação docente. Evidencia-se a importância de fortalecer a governança federativa, o financiamento e os sistemas de monitoramento com dados desagregados e estudos longitudinais. Conclui-se que a efetividade da educação inclusiva depende da articulação entre normas legais, recursos materiais, políticas intersetoriais e práticas pedagógicas que assegurem acesso, permanência e aprendizagem de qualidade para todos os estudantes.

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Referências

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MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

da Silva, A. C., da Silva, K. P. R., Araújo, M. P. M., Nogueira, T. R., Vasconcelos, K. P., Almeida, W. F. da S., dos Santos, F. A. F., Moreira, M. H. de A., Silva, M. C. O., & Brito, J. C. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM NÚMEROS: UMA ANÁLISE SEGUNDO O CENSO ESCOLAR (2014 – 2024). Revista De Geopolítica, 16(5), e876 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-088