PLANO E IMPLEMENTAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE UMA BOMBA DE VÁCUO DO LABORATÓRIO GEAPI/UFPI
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-094Palavras-chave:
Manutenção Preventiva, Bomba de Vácuo, FMEA, Confiabilidade, Gestão de EquipamentosResumo
Este trabalho tem como propósito desenvolver um plano de manutenção preventiva para uma bomba de vácuo utilizada no sistema de destilação de ésteres do Laboratório GEAPI, na Universidade Federal do Piauí. Identificou-se a ausência de manual de manutenção para o equipamento, o que dificultava intervenções adequadas e comprometia sua eficiência e vida útil. A metodologia envolveu a coleta de dados técnicos sobre o equipamento, elaboração de desenhos detalhados para identificação de peças, aplicação de análises de modos de falha (FMEA) e criação de ferramentas práticas como checklists e ordens de serviço. Por meio dessas ações, o trabalho buscou mapear os principais problemas do equipamento e propor soluções preventivas, reforçando a segurança e a confiabilidade do sistema. Entre os resultados, destaca-se a formulação de um modelo de manutenção que detalha rotinas como inspeções periódicas, trocas e ajustes de componentes críticos, além de estratégias para tratar falhas recorrentes. O diagrama de causa e efeito ajudou a identificar os fatores que impactam o desempenho da bomba, orientando ações de correção e prevenção. Complementando o processo, registros fotográficos documentaram o estado das peças e contribuíram para o acompanhamento das intervenções ao longo do tempo. O estudo evidenciou que, com planejamento e aplicação de boas práticas de manutenção, é possível maximizar a eficiência de equipamentos e evitar custos excessivos decorrentes de falhas inesperadas. A organização do plano de manutenção preventiva demonstrou ser um recurso fundamental não apenas para prolongar a vida útil da bomba de vácuo, mas também para proporcionar maior confiança e previsibilidade aos processos laboratoriais
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
DUTRA, Jhonata Teles. Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0.
FOGLIATTO, Flávio Sanson; RIBEIRO, José Luis Duarte. Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro: Elsevier; ABEPRO, 2011.
KARDEC, Alan. Manutenção: Função Estratégica. Editora Qualitymark, 2009.
LEYBOLD. SOGEVAC SV40, SV65, SV100 User's Instruction Manual. Edição válida desde 2000.
MOBLEY, R. K. An Introduction to Predictive Maintenance. Elsevier Science google schola, v. 2, p. 485-520, 2002.
MOUBRAY, John. Manutenção Centrada em Confiabilidade. Butterworth-Heinemann, 2000.
PALMER, Doc. Maintenance Planning and Scheduling. Oxford: Elsevier, [s.d.]
PEREIRA, Adriana Louzada; NEVES, Fábio Lúcio. Gestão da manutenção. Contagem: SENAI-CFP "Alvimar Carneiro de Rezende", [s.d.].
SOEIRO, Marcus Vinícius de Abreu; OLIVIO, Amauri; LUCATO, André Vicente Ricco. Gestão da manutenção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
TELES, Jhonata. Planejamento e controle da manutenção descomplicado: uma metodologia passo a passo para implantação do PCM. Brasília, DF: Engeteles Editora, 2019.
VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Manual da gestão da manutenção - Volume 1. Brasília: Engeteles Editora, 2020.
VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Planejamento e Controle da Manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2002.
XENOS, Harilaus G. Gerenciando a Manutenção Produtiva. Editora DG, 2014