AS TESSITURAS E ALINHAVOS DA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DA CRIANÇA E OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Elaine Pereira de Queiroz Barbosa
  • Marcelo Máximo Purificação
  • Nadia Bigarella

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-147

Palavras-chave:

Infância, Criança, Educação, Desenvolvimento Regional

Resumo

A infância é um período da vida permeado por diferentes perspectivas históricas, sociais e culturais que compõe as experiências das crianças. Este artigo tem como objetivo analisar as tessituras da infância, compreendendo como ela é construída em distintos contextos sociais, históricos e sociais e quais são os elementos determinantes para sua consolidação enquanto fase da vida humana. Para isso, será utilizado referencial teórico do Pensamento Social Contemporâneo, bem como uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica. A infância é uma categoria histórica e socialmente construída, que varia conforme o tempo, o espaço e os contextos culturais. Diferentemente da ideia de uma infância universal e natural, estudiosos apontam que as concepções sobre as crianças e suas vivências são moldadas por fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido busca-se compreender essa evolução no contexto da educação e seus impactos no desenvolvimento regional. Diversos teóricos contribuíram para o entendimento da infância como uma construção social: Philippe Ariès (1960): Argumenta que a infância, como a concebemos hoje, é uma invenção moderna, baseada na reorganização da vida familiar e da educação. Jean Piaget: Desenvolveu teorias sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, destacando a importância das interações sociais e das experiências na formação do conhecimento. Lev Vygotsky: Enfatizou o papel da cultura e da interação social no desenvolvimento da criança. Manuel Jacinto Sarmento considerava a infância uma categoria social geracional, formada por sujeitos ativos, que se desenvolvem em culturas próprias.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Barbosa, E. P. de Q., Purificação, M. M., & Bigarella, N. (2025). AS TESSITURAS E ALINHAVOS DA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DA CRIANÇA E OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e966 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-147