AS AFRODESCENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA AFROREFERENCIADO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-020Palavras-chave:
Formação de Professores de Geografia, Assaré-CE, Afrodescendências, Educação GeográficaResumo
O presente estudo propõe um ensino de Geografia para estudo das africanidades. O recorte geográfico desta pesquisa trata das espacialidades urbanas do município de Assaré, no Ceará. O estudo objetivou investigar o uso das afrodescendências no ensino de geografia da educação básica local. Para desenvolvimento desta pesquisa, foram utilizados procedimentos teóricos metodológicos da pesquisa afrodescendente, associada a pesquisa de campo com uso de entrevistas narrativas. Os resultados obtidos revelam a ausência de formação dos professores para reconhecimento do patrimônio cultural de origem africana e afrodescendente produzido no passado escravista do município. Deste modo, a necessidade da promoção de formação continuada para esses profissionais, com uso das afrodescendências para uma educação antirracista.
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