AS AFRODESCENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA AFROREFERENCIADO

Autores

  • Maria Ismênia Leite de Sousa
  • Henrique Cunha Júnior

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-020

Palavras-chave:

Formação de Professores de Geografia, Assaré-CE, Afrodescendências, Educação Geográfica

Resumo

O presente estudo propõe um ensino de Geografia para estudo das africanidades. O recorte geográfico desta pesquisa trata das espacialidades urbanas do município de Assaré, no Ceará. O estudo objetivou investigar o uso das afrodescendências no ensino de geografia da educação básica local. Para desenvolvimento desta pesquisa, foram utilizados procedimentos teóricos metodológicos da pesquisa afrodescendente, associada a pesquisa de campo com uso de entrevistas narrativas. Os resultados obtidos revelam a ausência de formação dos professores para reconhecimento do patrimônio cultural de origem africana e afrodescendente produzido no passado escravista do município. Deste modo, a necessidade da promoção de formação continuada para esses profissionais, com uso das afrodescendências para uma educação antirracista.

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Publicado

2025-10-18

Como Citar

de Sousa, M. I. L., & Cunha Júnior, H. (2025). AS AFRODESCENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA AFROREFERENCIADO. Revista De Geopolítica, 16(5), e798. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-020