A UTILIZAÇÃO DO PADLET NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA SURDOS

Autores

  • Wermerson Meira Silva
  • José Lúcio Santos Muniz
  • Robson Aldrin Lima Mattos
  • Zoraide Santos Vieira
  • Elzana Kátia Lima Mattos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-175

Palavras-chave:

Libras, Tecnologias Assistivas, Plataforma Digital

Resumo

Este estudo, derivado de pesquisa de doutorado (SILVA, 2022), que analisa as dificuldades no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para estudantes surdos, considerando as diretrizes da Lei 10.436/2002, que oficializa a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino do componente curricular História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Observa-se na atualidade a carência de recursos didáticos digitais em Libras para esse componente curricular, limitando o acesso ao conhecimento e comprometendo o desenvolvimento da autonomia linguística, social e educacional desses educandos. O objetivo geral consistiu em analisar experiências pedagógicas com a plataforma digital Padlet no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, validado pelo potencial de (re) produção de conhecimentos na educação inclusiva. Participaram três docentes surdos vinculados a Centro de Atendimento Especializado em Vitória da Conquista/BA, sendo dois licenciados em Letras Libras e um em Pedagogia. Realizaram-se oito encontros formativos, nos quais os participantes exploraram funcionalidades do Padlet, produziram materiais em Libras e interagiram colaborativamente na plataforma. Os dados foram coletados mediante registros audiovisuais realizados com dispositivos móveis. Os resultados demonstram que a plataforma favoreceu a produção autônoma de conteúdos, a interação entre pares e a preservação de memórias sobre experiências afro-brasileiras e africanas na perspectiva surda, indicando potencial para práticas pedagógicas inclusivas e culturalmente sensíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre, 2013. Disponível em: www.assistiva.com.br. Acesso em: 21 set. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 2 fev. 2021.

BRASIL, Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em: 27 mai. 2020.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei de acessibilidade, n. 10.098/2000 e a lei de libras, n. 10.426. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 22 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.

BERSCH, Rita; TONOLLI, de José Carlos. Introdução ao Conceito de Tecnologia Assistiva 2006. Disponível em<http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva>.Acesso em: 10 mar. 2024.

FERREIRA, Lucimar Gracia. Adequações Pedagógicas: uma reeleitura reflexiva das práticas docentes para alunos surdos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 129-145, out./dez., 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 6 ago. 2025.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MOTA, K. M.; MACHADO, T. P. P.; CRISPIM, R. P. S. Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. Revista Educacional Interdisciplinar (Redin), Taquara, v. 6, n. 1, p. 1-8, out. 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magali L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasılia: Mec, SEESP, 2006.

RASHID, Ainda; YUNUS, Melor MD; Wahi, Wahi. Usando Padlet para Escrita Colaborativa entre Alunos de Inglês como Segunda Língua. Creative Education, 10, 610-620, 2019. Disponível em:

https://doi.org/10.4236/ce.2019.103044. Acesso em: 16 ago. 2024.

SCHALLENBERGER, A. Ciberhumor nas comunidades surdas .Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SILVA, Wemerson Meira. Educação inclusiva para surdos/as: memórias sobre o componente curricular história e cultura afro-brasileira e africana no município de Vitória da Conquista-BA. 2022. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Linguagem, Universidade Estadual da Bahia, Vitória da Conquista, 2022.

SILVA, Patrícia Grasel da. LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86051. Acesso em: 15 mai. 2024.

SYLVESTRE, Daniela. O uso do Padlet para os letramentos do estudante. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/download/465/269. Acesso em: 8 set. 2024.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 6. ed. São Paulo: Érica, 2001.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Silva, W. M., Muniz, J. L. S., Mattos, R. A. L., Vieira, Z. S., & Ferreira, E. K. L. M. (2025). A UTILIZAÇÃO DO PADLET NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA SURDOS. Revista De Geopolítica, 16(5), e1000. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-175