ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME ‘COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DOS CORPOS’ DA COLEÇÃO ‘SER PROTAGONISTA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS’
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-191Palavras-chave:
Conceito Alvo, Conceito Análogo, Ensino de Química, Livro DidáticoResumo
Analogias são instrumentos empregados no ensino que contribuem para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem, pois podem fazer um conceito desconhecido (conceito alvo) ser compreendido, quando comparado a um conceito conhecido (conceito análogo). A disseminação de sua utilização em livros didáticos da área das Ciências da Natureza e suas tecnologias impulsionou a demanda de avaliações sobre a maneira como estão sendo empregadas. Assim, este trabalho objetiva apresentar resultados de um estudo sobre as analogias encontradas no volume ‘Composição e estrutura dos corpos’, da coleção ‘Ser Protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias’. Após a leitura integral e minuciosa da obra, identificamos apenas três analogias que foram discutidas e classificadas de acordo com um sistema proposto por alguns pesquisadores. Praticamente todas elas não discutem aspectos importantes relacionados aos seus objetivos. Evidenciamos a importância e a necessidade de mais discussões sobre o uso desses instrumentos, principalmente nos cursos de formação inicial de professores, para que possam ser utilizados de maneira a não prejudica o aprendizado.
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