EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ACARAPE (CEARÁ, BRASIL)

Autores

  • Kaé Stoll Colvero Lemos
  • José Davi Alves da Silva
  • Antonia Darlene da Silva Pereira
  • Carlos Henrique dos Santos Moura Silva
  • Maria Graziela Gomes de Lima
  • Noé Bernardo Dala Catumba
  • José Francisco Pontes Silva
  • Vinicius Alves Moraes
  • Mara Rita Duarte de Oliveira Berraoui

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-198

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Prática Docente, Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores

Resumo

O estudo analisa as práticas docentes relacionadas à implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 nas escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Acarape, Ceará. Justifica-se pela necessidade de compreender como professores têm integrado as discussões sobre relações étnico-raciais ao cotidiano escolar, contribuindo para uma educação antirracista e emancipadora. Objetiva-se identificar de que maneira a formação inicial e continuada influencia tais práticas, bem como analisar como as diretrizes legais são incorporadas ao planejamento pedagógico. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo com aplicação de questionário semiestruturado e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que grande parte dos docentes não participou de formações específicas e que, apesar de algumas iniciativas isoladas, as ações ainda se concentram em momentos pontuais. As sugestões dos professores reforçam a importância da formação continuada, de parcerias institucionais e da produção de materiais didáticos contextualizados. Conclui-se que a efetivação das legislações depende de ações formativas consistentes e de uma articulação coletiva que fortaleça práticas pedagógicas antirracistas no cotidiano escolar.

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

Lemos, K. S. C., da Silva, J. D. A., Pereira, A. D. da S., Silva, C. H. dos S. M., de Lima, M. G. G., Catumba, N. B. D., Silva, J. F. P., Moraes, V. A., & Berraoui, M. R. D. de O. (2025). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ACARAPE (CEARÁ, BRASIL). Revista De Geopolítica, 16(5), e1034. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-198