O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Carlos Dannyel Fernandes Cardoso
  • Cássio Natan Santos Ferreira
  • Rafael dos Santos Nardotto
  • Laudecir da Silva
  • Izequiel Marques
  • Thais Albertina Pereira dos Santos
  • Isaque Xavier Valentim da Silva
  • Elinaldo Bernardo de Oliveira Júnior
  • Paulo Henrique Cabral Arantes
  • Glória de Lourdes Silva de Oliveira Melo

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-208

Palavras-chave:

Desigualdade Educacional, Escola Pública, Políticas Educacionais, Equidade Social

Resumo

A escola pública brasileira enfrenta contradição estrutural entre sua promessa democratizante e sua atuação frequentemente reprodutora de desigualdades sociais. Este estudo analisa criticamente o papel das instituições educacionais públicas na redução das assimetrias sociais e educacionais no contexto contemporâneo brasileiro. O objetivo consiste em examinar os limites e possibilidades da educação pública como agente transformador, investigando mecanismos pelos quais políticas educacionais reproduzem ou desafiam estruturas de desigualdade. A metodologia adota abordagem qualitativa de natureza aplicada, fundamentada em pesquisa bibliográfica sistemática de produções acadêmicas recentes publicadas entre 2023 e 2025. Os resultados evidenciam que as desigualdades educacionais manifestam-se desde o início da trajetória escolar, consolidando-se através de subfinanciamento desigual, precarização docente, currículos desconectados das realidades estudantis e ausência de políticas intersetoriais. A pandemia de COVID-19 amplificou assimetrias preexistentes, expondo fragilidades estruturais do sistema público. Contudo, experiências contra-hegemônicas, particularmente em Educação de Jovens e Adultos e práticas culturalmente responsivas, demonstram potencial transformador quando há intencionalidade política e investimento consistente. Conclui-se que a escola pública carrega possibilidades emancipatórias inexploradas, cuja efetivação depende de escolhas políticas que priorizem financiamento equitativo, valorização docente e reconhecimento das diversidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CIMINI, F.; ROCHA, L. Gastos sim, progressividade não: os entraves para a redistribuição no Brasil. Brazilian Journal of Political Economy, v. 43, n. 1, p. 236-255, 2023. https://doi.org/10.1590/0101-31572023-3381.

FREITAS, C. A. Impacto da inteligência artificial na avaliação acadêmica: transformando métodos tradicionais de avaliação no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 1, p. 2736–2752, 2023. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.1801.

FREITAS, C. A. Conectados para transformar: tecnologia como ponte pedagógica. Revista Missioneira, v. 27, n. 9, 2025. ISSN 1518-0263. https://doi.org/10.46550/npdfzy78.

GOMES, V. et al. Desigualdade racial e políticas públicas no Brasil: educação e saúde. ARE, v. 7, n. 7, p. 40741-40756, 2025. https://doi.org/10.56238/arev7n7-322.

GOMES, D.; GONÇALVES, D.; GOMES, M.; MIRANDA, M.; DUSEK, P. (manter conforme acima, se desejar padronizar autorias múltiplas).

GONÇALVES, D.; FILHO, I.; SANTOS, H. Public schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectations. Educação e Pesquisa, v. 50, 2024. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450273348en.

HIKMAT, H. Social inequality and access to education: a literature review on the impact of social stratification on education in developing countries. International Journal of Human Sciences and Education (IJHSED), v. 1, n. 1, p. 59-67, 2024. https://doi.org/10.54783/by3jbn19.

MACEDO, A. et al. A presença (ou ausência) da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar: desafios pós-lei nº 10.639/03. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 2, 2025. https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1239.

MUDERWA, D. et al. Os desafios da pandemia da COVID-19 no setor da educação de base e a desigualdade no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, v. 40, e402401, 2024. https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12437.

PAULA, J.; SILVA, J. Entre o real e o legal: a precarização docente nos itinerários formativos do novo ensino médio. 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/scielopreprints.12474. Acesso em: dia mês ano.

RICHTER, A. et al. Questões sociológicas e educação pública no Brasil atual: entre desafios e alternativas. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, 2025. https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.836.

RUMOR, P. et al. Reflections of the social determinants of health on school children’s learning. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0345en.

SANTOS, A. et al. As principais causas da evasão escolar no Brasil. Revista Sistemática, v. 12, n. 1, p. 27-49, 2023.

GOMIDES, B.; SILVA, M. Sistema de ensino e pandemia COVID-19: ensino remoto, desafios e política educacional brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 13, n. 2, p. 1-19, 2024. https://doi.org/10.14393/repod-v13n2a2024-69978.

KOSLINSKI, M.; BARTHOLO, T. Desigualdades de oportunidades educacionais no início da trajetória escolar no contexto brasileiro. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 110, p. 215-245, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-215245/110.

NUNES, L.; RODRIGUES, A. (Des)caminhos da política de fundos no financiamento da educação básica no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 39, 2023. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.117880.

OLIVEIRA, R.; OLIVEIRA, E.; OLIVEIRA, E. Educação de jovens e adultos e inclusão social: o papel transformador da EJA na redução das desigualdades educacionais. Absoulute Review, v. 19, n. 1, p. 183-187, 2024. https://doi.org/10.29327/2334916.19.1-25.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Cardoso, C. D. F., Ferreira, C. N. S., Nardotto, R. dos S., da Silva, L., Marques, I., dos Santos, T. A. P., da Silva, I. X. V., de Oliveira Júnior, E. B., Arantes, P. H. C., & de Oliveira Melo, G. de L. S. (2025). O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista De Geopolítica, 16(5), e1052. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-208