DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA FERRAZ DE OLIVEIRA (BELO CAMPO, BAHIA)

Autores

  • Daniel Reis dos Santos
  • Vilomar Sandes Sampaio
  • Welison Nascimento Meira
  • Washington de Jesus Caires
  • Felipe Alves do Prado
  • Luan Silva Barboza
  • Angela Telma Rosa do Carmo
  • Isaque Abreu Oliveira
  • Virna Santos Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-120

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Geografia, Prática Docente

Resumo

O artigo analisa os principais entraves e potencialidades do ensino de Geografia na modalidade EJA, tomando como estudo de caso a Escola Municipal Maria Ferraz de Oliveira (EMMFO), localizada em Belo Campo–BA. O texto contextualiza historicamente a EJA como política pública voltada à inclusão social e à reparação educacional, discutindo suas bases legais, desde a Constituição de 1934 até o Plano Nacional de Educação (2014–2024), e a implementação de programas de aceleração de aprendizagem. Metodologicamente, adota abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários e observações em sala de aula. Os resultados revelam que, embora a escola apresente infraestrutura razoável e corpo docente experiente, persistem desafios como evasão escolar, tempo reduzido das aulas noturnas, carência de materiais didáticos e necessidade de maior escuta institucional. O ensino de Geografia se destaca como instrumento de leitura crítica do espaço e de fortalecimento da cidadania, promovendo a valorização das experiências de vida dos educandos. Constatou-se que os conteúdos mais apreciados pelos estudantes envolvem temas práticos e visuais, como mapas e relevo, enquanto assuntos abstratos, como placas tectônicas e regionalização, apresentam maior dificuldade. O artigo conclui que o ensino de Geografia na EJA contribui para o desenvolvimento da consciência crítica e para a compreensão das relações sociais e espaciais que estruturam o cotidiano dos educandos.

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Referências

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

dos Santos, D. R., Sampaio, V. S., Meira, W. N., Caires, W. de J., do Prado, F. A., Barboza, L. S., do Carmo, A. T. R., Oliveira, I. A., & Barros, V. S. (2025). DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA FERRAZ DE OLIVEIRA (BELO CAMPO, BAHIA). Revista De Geopolítica, 16(5), e928. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-120