DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE A GEOGRAFIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-124Palavras-chave:
Geografia, Infância, Educação do Campo, EscolaResumo
Os estudos de caráter interdisciplinar que possibilitam articular a Geografia da Infância e a Educação do Campo se apresentam como um campo teórico e investigativo profícuo para a compreensão das múltiplas dimensões das vivências infantis em contextos rurais, bem como de suas implicações nos processos socioeducativos. Nesse horizonte, emergem perspectivas que reconhecem a criança como sujeito histórico, social e cultural, cuja experiência espacial se constitui nas interações cotidianas com o território, mediadas por relações trabalho, brincadeiras e escolarização em contextos camponeses. A análise das infâncias do campo, nesse sentido, ultrapassa a mera descrição de contextos geográficos, assumindo um caráter interpretativo e crítico que integra as práticas educativas, os modos de vida rurais e as contradições inerentes ao contexto político e econômico contemporâneo que vivem as crianças do campo O presente artigo apresenta os resultados de um inventário bibliográfico que evidencia as aproximações entre a Geografia da Infância e a Educação do Campo, destacando suas possíveis interfaces teóricas e metodológicas. Identifica-se que ambos compartilham fundamentos epistemológicos ancorados no Materialismo Histórico-Dialético e em uma análise crítica da realidade social, o que permite o entrecruzamento de categorias e perspectivas teóricas. Tal aproximação potencializa as investigações acerca da territorialidade da infância camponesa e do processo educativo nos espaços rurais, contribuindo para o fortalecimento de um olhar interdisciplinar e comprometido com a transformação social.
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